22 de Março – Dia Mundial da Água
23/03/2017
Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, a Organização das Nações Unidas no ano de 1992, criou o “Dia Mundial da Água”, cuja data é comemorada no dia 22 de março de cada ano. Neste contexto, o SAAEC vem trabalhando fortemente para preservar este recurso tão importante para nossa subsistência. O SAAEC vem implementando ações destinadas à proteção do manancial de abastecimento de água do município de Cerquilho por meio da otimização dos recursos hídricos nos setores de abastecimento e distribuição de água da cidade.

O rio Sorocaba é o manancial responsável pelo abastecimento de água na nossa cidade e o objetivo destas ações é a redução das perdas de água, fato este que contribui diretamente para redução da captação de água bruta no rio Sorocaba, sendo possível preservar e melhorar a qualidade desse manancial.

O sistema de abastecimento de água do município de Cerquilho é dividido em quatro setores (zona baixa, zona alta, zona oeste e zona sul). Desta forma, o SAAEC buscou recursos junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), apresentando projetos de controle e redução de perdas, os quais foram aprovados e serão executados neste ano de 2017. Dentre as atividades a serem executadas estão compreendidas: o monitoramento das pressões nas redes de distribuição, a implantação de um sistema de monitoramento à distância dos parâmetros de vazões e pressões, obtendo desta forma um controle da distribuição de água e consequentemente melhorar o sistema de gestão operacional, a substituição de 1.150 hidrômetros residenciais, a fim de melhorar a precisão da medição, podendo com isso obter mais confiabilidade entre os consumos macro e micro medido e a pesquisa de vazamentos não visíveis em aproximadamente 200 km da rede de abastecimento de água do município de Cerquilho.

Todas as atividades propostas visam redução das perdas no sistema de abastecimento de água. Além do aspecto econômico-financeiro que é de interesse geral, destaca-se o efetivo alcance socioeconômico que tem abrangência permanente e progressiva, uma vez que estas medidas serão permanentemente ajustadas buscando a qualidade e manutenção do saneamento no Município de Cerquilho, além de contribuir positivamente com os nossos Recursos Hídricos e o meio-ambiente.

Descrição das Atividades Quantidades
1) - Realização de pesquisa de vazamento não visível em rede de distribuição de água. 200 km
2) - Substituição de hidrômetros em imóveis residenciais. 1150 unid.
3) - Instalação de pontos de monitoramento à distância com sensores de pressão em redes de água pública até uma Central de Comando Operacional. 08 unid.
4) - Implantação de Sistema de monitoramento contendo o fornecimento e instalação de Estações Remotas (por telemetria), com monitoramento remoto dos parâmetros operacionais em sistemas de abastecimento de água. 04 unid.
5) – Implantação ou calibração de modelo matemático, tipo Epanet ou similar, através de dados de vazão e pressão para serem monitorados em sistema de distribuição de água. 02 unid.

Pesquisar
Links úteis
Desenvolvimento visualID