Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Cerquilho, quarta-feira, 29 de março de 2023 Telefone (15) 3384-9111

Atendimento Atendimento: Presencial - segunda a sexta-feira das 9h às 14h | Após às 14h, atendimento por telefone e e-mail

Quar
29/03
Chuva
Máx 30 °C
Min 18 °C
Índice UV
10.0
Quin
30/03
Parcialmente Nublado
Máx 32 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Sext
31/03
Parcialmente Nublado
Máx 33 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Sáb
01/04
Chuva
Máx 33 °C
Min 20 °C
Índice UV
10.0

Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 08 de Maio de 2017

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Provocar queimadas é crime!

As queimadas trazem vários transtornos para a população, que sofre com a fumaça, e aumentam o número de atendimentos de ocorrências para os Bombeiros e a Defesa Civil


Provocar queimadas é crime!

   As queimadas trazem vários transtornos para a população, que sofre com a fumaça, e aumentam o número de atendimentos de ocorrências para os Bombeiros e a Defesa Civil.

   Além dos malefícios que as queimadas causam ao ser humano, animais e ao meio ambiente, provocar incêndio é crime, de acordo com a Lei Federal 9.605/98 que trata sobre a legislação ambiental e Artigo 250 do  Decreto Lei nº 2.848 de 07/12/1940 (Código Penal). A pena pode ser de multa, detenção e reclusão para o autor, e de outras penalidades de acordo com a extensão dos danos.
   Pessoas irresponsáveis se julgam no direito de colocar fogos em suas propriedades ou de terceiros aumentando as estatísticas dos malefícios causados pelo fogo, além de danos ao meio ambiente.

   A situação se agrava bastante com o clima seco, tradicionalmente, na nossa região, entre os meses de abril a outubro, quando ocorre o período de estiagem. Com a falta de chuvas e umidade, o mato fica seco e propício a focos de incêndios, sendo que uma simples bituca de cigarro, com uma minúscula fagulha, pode provocar incêndios de grandes proporções.

   A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros desenvolvem ações preventivas, periodicamente, alertando como evitar as queimadas e seus prejuízos. É importante que todos se conscientizem sobre o perigo e o mal que as "fogueiras" podem causar.

   O Coordenador da Defesa Civil de Cerquilho, Alessandro Barbosa, orienta para que a população não jogue lixo, vidro, papel, madeira, sofás, móveis, pneus/borrachas/plásticos, galhos, folhas, capim, em terrenos baldios e, nem acumule capim ou folhas, pois alguém pode vir a por fogo.  

   O coordenador ainda destaca “não queime nada! Ninguém tem o direito de fabricar e exportar fumaça, para que as demais pessoas tenham que respirar esse tipo de lixo gasoso. Não permita que coloquem fogo nas proximidades de sua casa, de sua família, de seus filhos, já nascidos ou em gestação. Caso decida apagar o fogo, não invada propriedades fechadas e não corra riscos”.

   Alguns materiais, como vidros, latas e metais, além de propiciar a procriação do mosquito Aedes Aegypti, podem causar a combustão espontânea (fogo). Isso ocorre por causa do aquecimento (calor) desses materiais oriundo dos raios solares, que em contato com a vegetação seca e outros materiais (combustível) e mais o oxigênio existente na atmosfera (ar), podem resultar na formação das chamas.

   A Defesa Civil de Cerquilho opera com um caminhão (com capacidade de 12 mil litros d’água) para auxiliar o Corpo de Bombeiros no combate aos focos de fogo em mata, com atendimentos de segunda a sexta-feira no horário das 8h às 17h, podendo se estender conforme as necessidades.

   Caso constate queimadas, não se omita. Não tolere a poluição, não permaneça indiferente. Tome as providências possíveis, pois toda fumaça é nociva. A população pode colaborar com os órgãos de segurança, denunciando imediatamente, assim que avistar os focos de fumaça, para que haja a possibilidade de identificar, deter e responsabilizar o autor e até mesmo evitar que o pequeno fogo se torne um grande incêndio.

 

QUALQUER DENÚNCIA E SOLICITAÇÃO DE OCORRÊNCIA PODEM SER FEITA PELOS TELEFONES:

 

DEFESA CIVIL/GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE CERQUILHO:199 ou 3284-1190 ou 3384-4037.

 

POLICIA MILITAR: 190.  

 

CORPO DE BOMBEIROS DE TIETÊ: (15) 3282-2270.

 

            

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

174 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 24/03/2023

Portal atualizado em: 29/03/2023 09:59:51

Prefeitura Municipal de Cerquilho - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.