.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Presencial - segunda a sexta-feira das 9h às 14h | Após às 14h, atendimento por telefone e e-mail

Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cerquilho - SAAEC - Sexta-feira, 02 de Junho de 2017

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Rede de Aprendizagem discute eficiência em distribuição de água em Cerquilho

O Projeto de Redução de Perdas e Eficiência Energética no Abastecimento de Água realizado no dia 1º de junho, discutiu setorização de redes, modelação hidráulica, gestão de parques de hidrômetros e balanço


   O 4º encontro da Rede de Aprendizagem do ProEESA – Projeto de Redução de Perdas e Eficiência Energética no Abastecimento de Água realizado no dia 1º de junho, na Câmara Municipal de Cerquilho, discutiu setorização de redes, modelação hidráulica, gestão de parques de hidrômetros e balanço.

   O ProEESA é realizado pelos governos do Brasil e Alemanha por meio da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), que escolheram a Agência Reguladora PCJ e seus associados para integrar a primeira Rede de Aprendizagem do projeto. Por meio de chamada pública, a ARES-PCJ selecionou 13 prestadores dos serviços de água e esgoto que participam da capacitação com o objetivo de se tornarem multiplicadores na região.

   O Superintendente do SAAEC, o engenheiro Márcio Roberto Gaiotto, foi quem recebeu os convidados e agradeceu, em nome da atual administração, a vinda dos palestrantes e dos representantes dos municípios selecionados pelo Ministério das Cidades através do ProEESA para participar da capacitação, que são: Araraquara, Araras, Atibaia, Cerquilho, Indaiatuba, Leme, Louveira, Mogi Mirim, Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré Valinhos e Vinhedo, todas associadas ou conveniadas pela ARES-PCJ.

   Durante o período da manhã, teve palestra do coordenador de fiscalização da ARES-PCJ, Daniel Manzi, especialista em gestão de perdas de água, que falou sobre setorização de redes de distribuição e, posteriormente, sobre modelação hidráulica.

   Após o almoço, André Oliveira e Rita Cavaleiro de Ferreira, do ProEESA, coordenaram um momento de revisão do conteúdo discutido, antes de Guilherme de C. Bechaute, especialista em gestão de perdas de água do ProEESA dar início ao próximo tema. Bechaute trabalhou com os participantes a gestão de parque de hidrômetros dentro do plano de gestão de água e energia e coordenou um exercício sobre o assunto.

   Na sequência, foi a vez da apresentação dos anfitriões do SAAE Cerquilho darem sua contribuição, com apresentação da engenheira Natália Zanetti sobre a experiência do município com os procedimentos do balanço hídrico.

   Os encontros anteriores da Rede de Aprendizagem ocorreram em Piracicaba, Araraquara e Indaiatuba, e a próxima etapa está marcada para o dia 13 de julho, desta vez, em Mogi Mirim. Os prestadores participantes são SAECIL Leme, DAAE Araraquara, BRK Ambiental Sumaré, DAE Santa Bárbara d'Oeste, SAEMA Araras, SAAE Indaiatuba, SEMAE Piracicaba, DAEV Valinhos, SAAE Atibaia, SAE Louveira, SANEBAVI Vinhedo e SAAE Mogi Mirim.

405 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cerquilho - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.