.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Presencial - segunda a sexta-feira das 9h às 14h | Após às 14h, atendimento por telefone e e-mail

Saúde - Quarta-feira, 09 de Agosto de 2017

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura realiza quase mil testes de triagem de Hepatites

Durante a campanha, entre 24 e 28 de julho, foram oferecidos testes rápidos para toda a população


Prefeitura realiza quase mil testes de triagem de Hepatites

    A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde e Promoção Social e da Vigilância Epidemiológica realizaram, de 24 a 28 de julho, a Campanha de Hepatites Virais, com a oferta de testes rápidos para detectar hepatite B e C.

   Ao todo, foram realizados 478 testes de triagem para Hepatite B e 479 testes de triagem para Hepatite C, sendo que apenas duas pessoas tiveram resultados reagentes e foram encaminhadas para coleta de outros marcadores sorológicos e avaliação médica para conclusão do diagnóstico.

    Lembrando que a hepatite é a inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

    No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante a realização dos testes que detectam a hepatite. 

    Para saber se há a necessidade de realizar exames que detectem as hepatites observe se você já se expôs a algumas dessas situações:

  • Contágio fecal-oral: condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E);
  • Transmissão sanguínea: praticou sexo desprotegido, compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (vírus B,C e D);
  • Transmissão sanguínea: da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação (vírus B, C e D).

    No caso das hepatites B e C é preciso um intervalo de 60 dias para que os anticorpos sejam detectados no exame de sangue.

    A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde e Promoção Social –Vigilância Epidemiológica agradecem a participação e o empenho de todos os envolvidos na Campanha. 

309 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cerquilho - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.