Saúde - Segunda-feira, 30 de Outubro de 2017

Cerquilho é o primeiro colocado no Índice Paulista da Primeira Infância

Entre as 27 cidades que compõem a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), Cerquilho é o primeiro colocado no Índice Paulista da Primeira Infância (IPPI), com a taxa de 0,8298. O resultado divulgado pela Fundação Seade mostra o município acima da média estadual (0,7223) e da média da RMS (0,6961).

O IPPI classifica os 645 municípios paulistas de acordo com indicadores de Saúde e Educação, variando de 0 a 1, sendo 1 o melhor resultado. O índice demonstra a capacidade do município em promover o desenvolvimento infantil por meio do acesso aos serviços de Saúde e Educação para crianças menores de seis anos. Os dados se referem a 2015 e 2014 e também consideram informações dos ministérios da Saúde e da Educação.

Na Saúde, o indicador é composto pelo percentual de nascidos vivos com baixo peso ao nascer (menos de 2,5 kg), percentual de partos não cesarianos no SUS, taxa de mortalidade na infância (menores de cinco anos) e taxa de mortalidade por causas evitáveis em menores de um ano.

Já na Educação, o indicador compreende as matrículas em creche em relação à população de 0 a 3 anos e matrículas em pré-escola em relação à população de 4 e 5 anos, número médio de profissionais por turma em creches nas redes pública e conveniada e número médio de docentes com ensino superior para cada 26 crianças em creches nas redes pública e conveniada.

As cidades foram divididas em seis grupos, de acordo com a taxa média alcançada:

• Grupo 1 (muito baixo): municípios com máximo de 0,507 pontos;
  • Grupo 2 (baixo): valores acima de 0,507 e máximo de 0,611;
  • Grupo 3 (médio baixo): acima de 0,611 e máximo de 0,683;
  • Grupo 4 (médio): acima de 0,683 e máximo de 0,738;
  • Grupo 5 (alto): acima de 0,738 e máximo de 0,813;
  • Grupo 6 (muito alto): IPPI acima de 0,813.

Cerquilho faz parte do Grupo 6 (muito alto). Na Saúde, o IPPI cerquilhense (0,6597) também está acima da média do Estado (0,4803) e da RMS (0,4319). Em relação à Educação, o índice da nossa cidade é 1, maior pontuação possível, acima da média do Estado (0,9642) e da RMS (0,9603).

Você pode acessar os dados de todos os municípios do Estado de São Paulo através do link: http://www.ippih.seade.gov.br/frontend/#/graficos-e-mapas