Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cerquilho - SAAEC - Segunda-feira, 06 de Novembro de 2017

SAAEC inicia troca de hidrômetros

SAAEC inicia troca de hidrômetros

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cerquilho inicia nesta segunda-feira, 06 de novembro, a substituição de 650 hidrômetros do município.

As trocas, nesse primeiro lote, compreendem hidrômetros de unidades consumidoras situadas nas Zonas Alta, Oeste e Sul de Cerquilho. No segundo lote, serão substituídos mais 500 hidrômetros de imóveis situados na Zona Baixa da cidade. Confira abaixo a lista dos bairros de cada zona.

As substituições não implicam em custo algum para o munícipe e se fazem necessárias, pois, após um determinado tempo de uso, esse equipamentos perdem a precisão, passando a medir um volume de água menor do que o consumido, devido ao desgaste das engrenagens e rolamento. Conforme recomendação do Inmetro, os hidrômetros devem ser substituídos a cada cinco anos.

Dessa forma, a substituição dos hidrômetros busca eficiência na medição de todo o consumo autorizado, fornecendo leituras reais e reduzindo as perdas aparentes.

Para o trabalho de substituição de hidrômetros, os funcionários terceirizados comparecem devidamente identificados por meio de crachás. As equipes são conduzidas por veículos de cor branca, com a logomarca de identificação do SAAEC.

Redução de perdas

A substituição de hidrômetros faz parte do programa de redução de perdas do SAAEC. Além da troca dos equipamentos de medição, foi realizada pesquisa de vazamentos não visíveis na rede de distribuição de água em diversas regiões da cidade.

O projeto prevê ainda o monitoramento de pressão em 08 pontos do sistema de distribuição de água, com instalação de sensores do tipo transdutor de pressão nas tubulações.

Os recursos para pagamento dos serviços são provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), no valor de R$ 737.868,74, correspondentes a 75% do custo total do projeto, além de recursos próprios do SAAEC como contrapartida.

Divisão dos bairros

Zonas Alta, Oeste e Sul:

CDHU, Centro, Desmembramento Gazabim, Fiesp, Galo de Ouro, Jardim Esplanada, Jardim Itália, Jardim São Francisco, Jardim São Francisco II, Nova Cerquilho, Portal dos Pilares, Real Parque, Recanto da Colina, Recanto das Rosas, Recanto do Sol, Residencial Águas Claras, Residencial Aliança, Residencial Cattai, Residencial Cidade Jardim, Residencial Corrocher, Residencial Di Napoli, Residencial Di Napoli II e Residencial Flamboyant.

Zona Baixa:

Capoava, Cecap, Centro, Cerquilho Velho, COHAB, Distrito Industrial, Forte Ville, Galo de Ouro, Nossa Senhora de Lourdes, Parque Alvorada, Parque das Árvores, Parque das Árvores II, Recanto da Colina, Residencial Boa Vista, Residencial Cattai, Residencial Domingos Grecchi, Residencial Flamboyant, Residencial São Luiz, Residencial Sebastiani, São Francisco, Taquaral e Vila Estiva.

Observação: alguns bairros estão inseridos em mais de uma zona de abastecimento.