Saúde - Terça-feira, 07 de Novembro de 2017

Crianças da rede municipal recebem tratamento da Faculdade de Odontologia da USP

Teve início nesta segunda-feira (06), na EMEF Luisa Elisa Gaiotto Corradi, o atendimento dos alunos da rede pública de ensino pelas dentistas da USP. Trata-se de uma parceria fechada entre a Prefeitura e a Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) através da pesquisa “Eficácia de Restaurações utilizando três materiais pelo Tratamento Restaurador Atraumático - Ensaio Clínico Randomizado”.

A proposta é realizar a restauração de lesões de cárie em dentes de leite de crianças com idade entre 3 a 6 anos em Cerquilho.  O atendimento está sendo realizado em campo, ou seja, na própria escola e a remoção da cárie será feita apenas com instrumentos manuais, o que diminui o desconforto das crianças, tornando o tratamento mais agradável.

Ao todo, 130 crianças de 3 a 6 anos (da creche, pré-escola e até o 2º ano do ensino fundamental) serão consultadas nas próprias escolas. Outras necessidades como tratamento de canal ou extração, que precisam da cadeira odontológica e de anestesia, serão encaminhadas para o Centro de Especialidades Odontológicas do CIS.

Hoje (07) pela manhã quem está recebendo o atendimento é a escola EMEI Profª Pierina e a tarde será a EMEF Marina. Amanhã pela manhã será a vez EMEI Profª Noêmia e a tarde a EMEF Marina. Na quinta-feira teremos o dia todo de consulta na EMEF Padre Júlio e na sexta-feira pela manhã na EMEF Profª Lavínia e a tarde na EMEF Luigi. No final do mês outras unidades receberão o atendimento.

Lembrando que só estão participando as crianças as quais os responsáveis assinarem um termo de consentimento livre e esclarecido. É importante a atenção dos pais para não deixarem seus filhos faltarem no dia do atendimento.

Sobre o projeto

O início desse projeto ocorreu no dia 14 de setembro, quando a doutoranda Ana Laura Pássaro do Departamento de Odontopediatria da FOUSP compareceu ao Centro Integrado de Saúde (CIS) de Cerquilho e conversou com os dentistas do CIS, profissionais da cidade convidados e com a supervisora de ensino, Maria Tadeu Miranda.

Durante a palestra, Ana Laura apresentou todo o projeto e deu uma aula de atualização aos cirurgiões dentistas, com o que há de mais atual na odontopediatria.

Na sequência, em outubro, foram feitas as triagens, a entrega dos termos de consentimento e a seleção dos alunos que seriam atendidos. E, agora em novembro, começaram os atendimentos nas próprias escolas. Após o atendimento, a equipe da FOUSP irá acompanhar a criança durante 6, 12, 18, 24 e 36 meses e caso necessário realizará novos tratamentos.

A responsável direto é a doutoranda da USP Ana Laura Pássaro, sob orientação da Profa. Dra. Daniela Prócida Raggio (Professora Doutora Titular do Departamento de Odontologia da FOUSP) e com a colaboração da cerquilhense e doutoranda Dra. Isabel Olegário.  Os atendimentos também terão o apoio das dentistas do CIS Dra. Vivian Nunes Scudeler e Dra. Marisa Grando Vioto

Por fim, é importante ressaltar que os materiais que serão utilizados são de excelente qualidade e já estão consolidados na prática clínica, um deles que é amplamente utilizado no exterior acabou de chegar no Brasil. Desse modo, com a parceria, a prefeitura não terá custo adicional devido aos tratamentos, apenas será responsável por colaborar com a logística do projeto, já que conhece de perto toda a nossa população infantil.