Saúde - Terça-feira, 21 de Novembro de 2017

Semana de Mobilização contra o Aedes aegypti

Desde segunda-feira, dia 20, Cerquilho está realizando a Semana de Mobilização contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Febre Amarela, Chikungunya e Zika Vírus.

Além das ações de rotineiras, como as visitas nos imóveis comerciais e residenciais a fim de orientar e eliminar possíveis criadouros, também estão sendo feitos trabalhos educativos, com a distribuição de panfletos em locais com grande público como supermercados, indústrias, unidades de saúde entre outros.

A Semana de Mobilização ainda está organizando pedágios informativos, mutirões de visitas nas casas e de limpeza. O primeiro mutirão aconteceu no dia 18 de novembro, no bairro São Francisco I e II, ao todo 737 casas foram verificadas e 45 funcionários da Saúde e da Garagem Municipal retiraram dois caminhões grande de entulhos, como móveis, eletrodomésticos quebrados, latas, plásticos, galhos. Estão programadas mais duas ações como essa: nos dias 02 e 09 de dezembro em pontos vulneráveis do município.

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde e Promoção Social pedem a colaboração dos munícipes, pois estamos entrando no verão, período de calor e chuvas, o que aumenta o risco de uma epidemia. Todos devem colaborar, a melhor forma de evitar as doenças é a prevenção, eliminando o acúmulo de água que são propícios para a reprodução do mosquito.

Sintomas

Os principais sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti: febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores e manchas pelo corpo. Ao sentir esses sintomas procure imediatamente a Unidade de Saúde.

Lembre-se de medidas fundamentais para impedir criadouros do mosquito:

-Triplique a atenção após as chuvas para evitar o acúmulo de água;

-Tampe bem as caixas e limpe-as a cada 6 meses;

-Elimine os pratinhos dos vasos de plantas. Não cultive plantas em água;

-Guarde garrafas sempre com a boca para baixo;

-Mantenha calhas limpas e desobstruídas;

-Guarde pneus em locais cobertos e abrigados da chuva;

-Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;

-Mantenha piscinas limpas.