Matérias Especiais - Quarta-feira, 29 de Novembro de 2017

Plantão da Biometria em Cerquilho

O Cartório Eleitoral funcionará das 9h às 18h nos próximos sábados

Plantão da Biometria em Cerquilho

Com o intuito de facilitar a vida dos eleitores e agilizar o recadastro biométrico, o Cartório Eleitoral de Cerquilho realizará plantão de atendimento das 9h às 18h, nos próximos três sábados: 02, 09 e 16 de dezembro. Não haverá agendamento, os eleitores serão atendidos por ordem de chegada. Compareça e recadastre!

Pendências

É fundamental que os eleitores que deixaram de votar ou de justificar em alguma eleição, compareçam ao Cartório Eleitoral para regularizar a situação, pois podem estar com a inscrição cancelada ou extinta; o valor a ser recolhido por turno pendente é de R$ 3,51 e é importante ressaltar que cada eleição pode ter um ou dois turnos.

Em Cesário Lange

A partir de 05 de dezembro de 2017, a Zona Eleitoral 355 (Cerquilho) passará a atender também os eleitores do município de Cesário Lange, tanto no Cartório Eleitoral em Cerquilho como no Posto de Atendimento Biométrico Itinerante instalado à Rua do Comércio, 691, Centro, no município de Cesário Lange.

Os eleitores que preferirem ser atendidos no Cartório Eleitoral em Cerquilho deverão agendar horário no site do TRE/SP ou pelo telefone 3284-5458 ou pessoalmente no Cartório em Cerquilho;

Os eleitores que preferirem ser atendidos no Posto de Atendimento Biométrico Itinerante em Cesário Lange, deverão retirar senha na Prefeitura de Cesário Lange a partir de hoje com Gislaine, de segunda a sexta feira, das 08h às 11h e das 13h às 17h.

• Dúvidas e respostas sobre o recadastro

01 - O que é o recadastramento biométrico?

É um procedimento técnico da Justiça Eleitoral supervisionado pelo TSE, obrigatório de comparecimento e tem o objetivo de revisar e atualizar os dados de todos os eleitores do país.

02 - Qual a quantidade de eleitores já recadastrados em Cerquilho e quantos faltam ser recadastrados?

Até agora temos 17.053 eleitores recadastrados e faltam se recadastrar 15.870 eleitores, ou seja, até o momento foram recadastrados 51,8% do eleitorado do município de Cerquilho, que totaliza 32.923 eleitores aptos.

03 - O que acontece se o eleitor não comparecer no prazo determinado?

Quem não comparecer ao Cartório Eleitoral e se recadastrar até dia 09/05/2018 terá o título de eleitor cancelado, não conseguirá votar já nas próximas eleições, ficará sem quitação eleitoral, não conseguirá tirar passaporte, gerará pendências em seu CPF, não conseguirá fazer matrícula em faculdade, não terá acesso a benefícios públicos e os que já os recebem estarão passíveis de perda.

04 - Qual o endereço do Cartório Eleitoral de Cerquilho, qual horário de atendimento e como proceder para agendar horário?

O cartório fica localizado na Rua Nossa Senhora Aparecida, 167, Centro, o horário de atendimento ao eleitor é das 12h às 18h de segunda a sexta-feira. O agendamento de horário pode ser feito pelo site do TRE/SP, ou seja, www.tre-sp.jus.br, pessoalmente no cartório, ou pelo telefone 3284-5458; se o eleitor optar por agendamento telefônico, é necessário que esteja com o título de eleitor em mãos.

05 - Quais os documentos que devem ser levados para efetuar o recadastramento?

Os documentos necessários para efetuar o procedimento são RG, CPF, comprovante de endereço e título de eleitor para quem já for eleitor. Para pessoas que tiveram alteração de nome, é necessário apresentar documento atualizado com alteração de dados, como exemplo certidão de casamento ou com averbação.