Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cerquilho - SAAEC - Quinta-feira, 01 de Março de 2018

SAAEC recebe visita de autoridades de Laranjal Paulista para falar sobre alteração na água

Durante o encontro foram trocadas informações sobre o problema que tem atingido várias cidades

Na terça-feira, dia 27 de fevereiro, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cerquilho recebeu a visita do Secretário de Abastecimento, Meio Ambiente e Agricultura de Laranjal Paulista – Vicente di Santi Filho, do gerente da Sabesp Valter Antunes de Camargo e de integrantes da Comissão de Meio Ambiente e Obras da Câmara Municipal de Laranjal Paulista: Tiago Zanchetta, José Roque dê Camargo e Rodrigo Marcon.

O encontro teve como objetivo trocar informações a respeito da alteração do sabor da água captada do Rio Sorocaba e unir forças para reforçar o pedido de fiscalização para os órgãos competentes, eles também visitaram a estação de tratamento de água da nossa cidade.

A mudança do sabor da água foi observada já na divida entre Porto Feliz, Sorocaba e Iperó, passando por Cerquilho e Laranjal Paulista, todos os municípios notificaram e enviaram documentos para a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) de Botucatu, Itu e Sorocaba para que intensifiquem o monitoramento e identifiquem o que está ocorrendo ao longo do Rio Sorocaba e que possa estar causando essa alteração.

A Cetesb é a agência do Governo do Estado responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, com a preocupação fundamental de preservar e recuperar a qualidade das águas, do ar e do solo.

O Saaec realizou a análise da água bruta do Rio Sorocaba, a fim de colaborar e tentar descobrir algum componente que pudesse a vir causar o cheiro e gosto, essa análise já foi encaminhada a Cetesb. Mesmo com a alteração, o SAAEC reforça que a qualidade e a potabilidade da água em Cerquilho estão garantidas.

Ao final da reunião, ficou acertado que serão levantados todos os documentos que comprovam as análises da água, em todas as vezes que ocorreu o problema e a frequência, para elaborar uma carta relatando e documentando os fatos, para apresentar no Comitê de Bacias do Rio Sorocaba, para a Cetesb e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, para que esses órgãos tomem as devidas providências.