Educação - Terça-feira, 06 de Março de 2018

Prefeitura realiza projeto “Cientistas do Amanhã”

As primeiras aulas do projeto iniciaram nos dias 05 e 07 de fevereiro de 2018 e as criança participaram ativamente

A Prefeitura de Cerquilho, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, deu início ao Projeto “Cientistas do Amanhã”, com alunos de 4 e 5 anos da pré-escola do período integral EMEI Josephina Modanezi Grando.

O projeto será ministrado semanalmente por uma professora de Ciências, que dará aulas de formação científica com duração de 1 hora por turma, alcançando um total de 92 alunos da Educação Infantil.

Os principais objetivos do projeto são:

• Desenvolver nos educandos atitudes que os levem a se envolver com as questões científicas;
  • Ensinar aos alunos todas as etapas do método científico;
  • Estimular nos estudantes o desenvolvimento da autonomia, da autoconfiança, da proatividade e do protagonismo infantojuvenil;
  • Oportunizar aos alunos circunstâncias que contribuam para o aumento da responsabilidade e da organização;
  • Oferecer aos estudantes vivências que propiciem à expansão da criatividade;
  • Desenvolver e/ou fortalecer a capacidade de resiliência dos estudantes e;
  • Propiciar a integração entre os alunos e incentivar o trabalho em equipe, bem como o espírito de liderança.

Vale destacar que as primeiras aulas do projeto iniciaram nos dias 05 e 07 de fevereiro de 2018 e as crianças participaram ativamente das mesmas, mostrando-se muito interessadas pelos conhecimentos relacionados à área de Ciências da Natureza.

A Prefeitura de Cerquilho acredita que a execução deste projeto junto às crianças da Pré-escola Integral permitirá que elas observem o mundo a sua volta de forma mais crítica e reflexiva; aprimorem seus saberes, incorporem, aos poucos, o conhecimento científico e; sobretudo, desenvolvam ao longo de suas vidas ações de intervenção para melhorar a qualidade de vida pessoal, coletiva e socioambiental.