Cerquilho, terça-feira, 29 de novembro de 2022 Telefone (15) 3384-9111

Maritaca

Vamos protegê-la!

Maritaca

Seguindo com o “Projeto Conhecer para Proteger”, divulgamos a quarta espécie: o PERIQUITÃO-MARACANÃ. A foto foi tirada nas proximidades da Praça dos Colibris pela Tatiane Scudeler.

Essa espécie de ave também é conhecida popularmente como Maritaca e pode ser encontrada desde florestas até cidades. Não é considerada uma espécie ameaçada de extinção, embora o comércio ilegal de animais silvestres venha afetando suas populações. No Brasil, pode ser adquirido com nota fiscal e autorização do IBAMA.

Vamos conhecê-la e protegê-la:

• Nome popular: Maritaca e Araguaí.
  • Nome científico: Psittacara leucophthalmus.
  • Características:Mede entre 30 e 32 cm aproximadamente e o peso varia entre 140 a 170 gramas. Não apresenta dimorfismo sexual. Sua maior característica é sua vocalização alta e marcante.
  • Distribuição geográfica e habitat: Ocorre em quase todo o Brasil, sendo encontrada desde florestas até cidades. Possui grande distribuição no Bioma da Mata Atlântica.
  • Alimentação:Alimenta-se principalmente de frutos e sementes.
  • Reprodução:Nidificam discretamente e isoladamente em ocos de pau ou até mesmo embaixo de telhados de edificações.  Não coletam materiais para a construção do ninho.
  • Estado de conservação:Não se encontra ameaçada de extinção.

Versão do sistema: 2.0.0 - 25/11/2022

Portal atualizado em: 29/11/2022 14:10:06