Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 03 de Maio de 2018

Defesa Civil de Cerquilho orienta como proceder no período de estiagem

Se avistar fumaça suspeita, avise imediatamente a Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar ou Corpo de Bombeiros

Prefeitura Municipal de Cerquilho, por intermédio da Defesa Civil, esclarecem e orientam sobre o período de estiagem, que é o resultado da redução, atraso ou ausência de chuvas, e períodos chuvosos previstos para uma determinada temporada.

Nessa época, o ar fica mais seco, propiciando problemas respiratórios, gripes e alergias. Pode ocorrer racionamento de água em virtude da sua diminuição nos reservatórios e rios. Pode acontecer também, falta de energia elétrica, pois grande parte da eletricidade no Brasil é produzida por usinas hidrelétricas. Além disso, há aumento do perigo de incêndios em matas e florestas. Tome alguns cuidados no período de estiagem.

Cuidados com a saúde:

• Beba muita água, coma mais frutas e vegetais, a desidratação é um sério risco, principalmente para crianças e idosos;

• Evite objetos que acumulem poeira, como tapetes, cortinas e bichos de pelúcia;

• Evite ar-condicionado, pois resseca ainda mais o ar;

• Umedeça o ar de sua casa deixando toalhas úmidas em alguns cômodos;

• Evite fazer exercícios físicos quando o ar estiver muito seco, principalmente no horário da 11h às 17h.

Economize água:

• Feche a torneira enquanto escova os dentes;

• Evite banhos demorados e feche o chuveiro enquanto se ensaboa. Cinco minutos são suficientes para ficar limpinho e cheiroso;

• Evite acionar a descarga à toa. Ela gasta muita água;

• Não use o vaso sanitário como lixeira;

• Sempre lave o carro com balde e água;

• Evite usar mangueira para retirar o lixo da calçada. Uma vassoura resolve o problema, além de ser um bom exercício.

Utilize energia elétrica de forma inteligente:

• Em dias quentes, coloque seu chuveiro na posição verão. Na posição inverno o consumo de energia é 30% maior;

• Apagues as lâmpadas e desligue a TV quando ninguém estiver no local. O chuveiro elétrico e geladeira são os responsáveis por 60% do consumo de energia de uma casa.

Incêndios e Queimadas:

• Evite jogar cigarros ou fósforos acessos às margens das rodovias, especialmente de carros em movimento;

• Balões podem provocar acidentes aeronáuticos, incêndios florestais e são um perigo para refinarias e indústrias químicas. Soltar balão é crime. Lei 9.605.98;

• Evite acender fogueiras;

• Evite qualquer tipo de queimada;

• Não faça queimadas próximo à rede elétrica;

• Nunca faça queimadas em dias quentes, secos ou com ventos fortes, Informe onde houver fumaça para o fogo ser combatido.

Se avistar fumaça suspeita, avise imediatamente a Defesa Civil / Guarda Civil Municipal através dos telefones: 3284-1190 – 199 ou Policia Militar e Base do Corpo de Bombeiros de Tietê através dos Telefones: 190 – 193 – 3282-2270.