Educação - Terça-feira, 22 de Maio de 2018

Alunos da educação especial de Cerquilho participam do Projeto “Cientistas do Amanhã”

No primeiro ciclo de aulas, março e abril de 2018, foram trabalhados os conteúdos “O Sistema Solar” e “Vulcões, Tipos de Rochas e Fósseis”

Os alunos das Salas de Alfabetização, do período da manhã, da Escola Municipal de Educação Básica Especial José “Bepe” Módolo também estão participando do Projeto “Cientistas do Amanhã”.

Nas semanas em que o projeto é desenvolvido na EMEBE, os estudantes possuem duas aulas, por turma, de atividades de divulgação científica e experimentação.

No primeiro ciclo de aulas, que ocorreu em março e abril de 2018, a Profª. Francieli de Jesus trabalhou com os alunos os conteúdos “O Sistema Solar” e “Vulcões, Tipos de Rochas e Fósseis”.

Nas aulas sobre o Sistema Solar, os estudantes construíram, com massinha de modelar, os 8 planetas deste sistema com o objetivo de representar as principais características dos astros (tamanhos e presença/ausência de anéis). Além disso, os alunos aprenderam sobre os movimentos da Terra e as estações do ano.

E, nas aulas sobre vulcões, tipos de rochas e fósseis, os estudantes produziram, com o uso de argila, bicarbonato de sódio e vinagre, miniaturas de vulcões com o intuito de simular a erupção vulcânica e tiveram, ainda, informações acerca dos diferentes tipos de rochas (sedimentares, magmáticas e metamórficas) e sobre os fósseis, conhecendo, inclusive, um fóssil de réptil.

Vale ressaltar que os alunos da EMEBE, participantes do Projeto “Cientistas do Amanhã”, apresentaram grande envolvimento durante as atividades propostas pela professora, demonstrando muito interesse pelos conteúdos da área de Ciências Naturais.