Educação - Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018

Prefeitura realiza projeto de compostagem e plantio de árvore frutífera e mudas de flores

Os alunos do 4º ano C da professora Andrieli de Souza e Silva da EMEF “Profª Yolanda Biagioni Camargo” foram ao Centro de Educação Ambiental e Gestão de Resíduos (CEAGRE) – Jatobá para uma visita técnica.

Na ocasião, os alunos aprenderam sobre alguns resíduos orgânicos, como cascas de frutas, legumes, ovos, borra de café, folhas secas, etc., os quais podem ser reciclados através do processo de compostagem.

A compostagem é um processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Fungos e bactérias são responsáveis pela degradação da matéria orgânica, transformando-a em húmus (adubo orgânico), um material muito rico em nutrientes.

Depois do aprendizado teórico, enfatizando a importância do processo para o meio ambiente, os alunos fizeram a compostagem dos resíduos orgânicos que levaram para a visita técnica ao CEAGRE.

O adubo orgânico resultante desse processo foi levado de volta para a escola, onde foi utilizado para realizar o plantio de mudas de flores e árvores típicas da nossa região.

Além disso, os alunos identificaram as espécies de árvores presentes em nossa escola, o que enriqueceu o estudo realizado em sala sobre as plantas, seu processo de alimentação (fotossíntese) e reprodução.

Essa experiência, junto às atividades já realizadas na escola sobre o meio ambiente, despertou nos alunos a consciência sobre a importância de se preservar as árvores, devido a sua relevância para um ecossistema equilibrado.