Saúde - Terça-feira, 04 de Dezembro de 2018

Ação da Campanha Fique Sabendo é remarcada para este sábado

Evento acontecerá no dia 08 de dezembro, das 8h às 12h

Ação da Campanha Fique Sabendo é remarcada para este sábado

A Prefeitura de Cerquilho remarca ação da Campanha Nacional “Fique Sabendo”, que tem o objetivo de informar e conscientizar a população sobre HIV/AIDS e a Sífilis.

O evento aconteceria no dia 24 de novembro, no entanto, devido a chuva, precisou ser cancelado. A nova data da ação será neste sábado, dia 08 de dezembro, das 8h às 12h, no calçadão próximo a antiga sede da Guarda Municipal.

Na ocasião, serão realizados exames rápidos de HIV/AIDS e Sífilis (doença sexualmente transmissível) e a população será orientada sobre a doença, prevenção e os cuidados com a doença.

Também no dia 08 de dezembro, no mesmo local, será feito um pedágio educativo orientando sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti, uma aula de zumba e terá um espaço com desenhos educativos para crianças.

No dia 1º de dezembro foi comemorado o Dia Internacional de Luta Contra a HIV/AIDS e tem como principal objetivo a realização de testes rápidos para a detecção e o tratamento precoce da doença.

O preconceito e o medo da doença acabam por afastar as pessoas do debate, dos cuidados de prevenção e do próprio exame, no entanto, o diagnóstico precoce é essencial para o paciente alcançar boa qualidade de vida e não transmitir a doença para outra pessoa.

O exame é muito simples e acontece através da punção digital, a famosa “picada no dedo”, o resultado sai em 15 minutos!

Tire suas principais dúvidas sobre o HIV/AIDS

1.    O que é o HIV?

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida), ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.

2.    Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids?!

Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste regularmente e se proteger em todas as situações.

3.    Como se pega o HIV?

O vírus HIV é transmitido por meio da relação sexual (vaginal, anal ou oral) desprotegida (sem camisinha) com pessoa soropositiva, ou seja, que já tem o vírus HIV, pelo compartilhamento de objetos perfurocortantes contaminados e de mãe soropositiva (sem tratamento) para filho durante a gestação, parto ou amamentação.

4.    Qual é a forma mais eficaz de prevenção contra o vírus HIV?

O meio mais simples e acessível de prevenção ao HIV é o uso de preservativos masculino e feminino no ato sexual seja ele anal, vagina ou oral.

5.    O posto de saúde disponibiliza camisinha masculina e feminina? Onde posso encontrar?

Os preservativos masculinos e femininos são distribuídos gratuitamente em unidades de saúde e também estão disponíveis para compra em estabelecimentos da iniciativa privada, como farmácias e drogarias.

6.    O HIV tem cura?

Ainda não há cura para o HIV, mas há muitos avanços científicos nessa área que possibilitam que a pessoa portadora do vírus tenha uma qualidade de vida.

7.    Quais são os sintomas do HIV?

Quando ocorre a infecção pelo vírus causador da AIDS, o sistema imunológico começa a ser atacado. E é na primeira fase, chamada de infecção aguda, que ocorre a incubação do HIV - tempo da exposição ao vírus até o surgimento dos primeiros sinais da doença. Esse período varia de 3 a 6 semanas. O organismo leva de 8 a 12 semanas após a infecção para produzir anticorpos anti-HIV. Os primeiros sintomas são muito parecidos com os de uma gripe, como febre e mal-estar. Por isso, a maioria dos casos passa despercebido. Caso haja suspeitas de infecção pelo HIV, procure uma Unidade de Saúde mais próxima e realize o teste.

8.    Onde fazer o exame para saber se tenho HIV/Aids?

Os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) são serviços de saúde que realizam ações de diagnóstico e prevenção de outras infecções sexualmente transmissíveis e, nesses serviços, é possível realizar testes para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente, assim como nas Unidades Básicas de Saúde.

9.    Mesmo não havendo ejaculação na relação sexual, é possível transmitir ou contrair o vírus?

O líquido que é expelido antes da ejaculação pode ter um pouco de sêmen, por isso, o contato com o pênis, mesmo sem penetração, pode apresentar risco de transmissão do vírus, caso um dos dois seja portador do HIV.

10.     É possível contrair o vírus com beijos?

Não se contrai HIV pelo beijo, porém, podem ser transmitidas doenças como gengivite, a herpes, a mononucleose e até o condiloma acuminado (HPV), caso a pessoa infectada apresente lesões na garganta ou na boca.

11.    É possível, sendo menor de idade, realizar o teste para saber se tenho HIV sem a presença dos meus responsáveis?

O estímulo ao diagnóstico precoce da infecção pelo HIV é uma prioridade para o Ministério da Saúde. Desta forma, o acesso ao exame é um direito de todas as pessoas independentemente de sua idade.

O Ministério da Saúde recomenda que:

- quando se tratar de criança (0 a 12 anos incompletos), a testagem e entrega dos exames anti-HIV só deve ser realizada com a presença dos pais ou responsáveis;
- quando for adolescente (12 a 18 anos), após uma avaliação de suas condições de discernimento, fica restrito à sua vontade a realização do exame, assim como a participação do resultado a outras pessoas.

12.    Tem como pegar HIV pela picada de um mosquito?

A transmissão do vírus HIV não é possível por mosquitos. Não há relato de que alguém foi contaminado e tenha desenvolvido aids em função de picadas de mosquitos.