Segurança Pública e Trânsito - Sexta-feira, 25 de Janeiro de 2019

Secretários municipais de São Paulo se reúnem para discutir políticas públicas na área da segurança

A ação foi pioneira e teve o objetivo a integração com todos os órgãos de segurança pública

No dia 23 de janeiro, o Secretario Municipal de Trânsito, Segurança e Defesa Civil John Santos Veloso, acompanhado dos Guardas Civis Municipais Roseval Batista dos Santos e Alessandro Barbosa, estiveram na sede da Prefeitura Municipal de São Paulo para participar de reunião técnica, que contou com a presença de Secretários e Guardas Civis de 108 cidades do estado.

O tema segurança pública está cada vez mais presente no dia a dia do Poder Público e da sociedade. Para discutir os diversos aspectos que envolvem o assunto e criar oportunidades para apresentar propostas, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana de São Paulo organizou uma reunião técnica entre os Secretários Municipais de Segurança dos Municípios do Estado de São Paulo e Comandantes de Guardas Municipais, para tratar de assuntos referentes ao “Alinhamento das Secretarias Municipais de Segurança Urbana com o Sistema Único de Segurança Pública – SUSP”, que estabelece a integração dos órgãos e instituições da Segurança Pública Federais, Estaduais e Municipais.

Além do Secretário Municipal de Segurança Urbana José Roberto Rodrigues de Oliveira, que coordenou o evento, compuseram a mesa diretora dos trabalhos as seguintes autoridades: Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo General João Camilo Pires de Campos; Comandante da GCM do Município de São Paulo Carlos Alexandre Braga; Secretário Municipal de Segurança Pública de Campinas Luiz Augusto Baggio e o Secretário Municipal de Justiça Rubens Rizek, representando o Prefeito de São Paulo, Bruno Covas.

O tema segurança vem ganhando grande visibilidade e, hoje, está presente nos debates dos diferentes níveis dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “Sentimos um momento histórico diferente e esta é a oportunidade para resolvermos também as questões jurídicas, pois o trabalho do agente precisa ter um respaldo da Justiça”, comentou o Secretário Municipal de Justiça, Rubens Rizek.

Além de relatar a trajetória profissional, o Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo General Campos enfatizou que juntos todos somos mais fortes. “A segurança pública é o maior bem requisitado pela população hoje em dia. Existimos para proteger vidas, sonhos e esperanças. Portanto, o munícipio tem um papel fundamental neste trabalho, pois são os guardas que têm essa proximidade maior com a população. É importante formar guardas cada vez melhor”, concluiu o General Campos.

Foi uma ação pioneira da Secretaria Municipal de Segurança Urbana que vem buscando incessantemente a integração com todos os órgãos de segurança pública, com reflexo na redução do crime e aumento da sensação de segurança do cidadão de São Paulo e dos demais municípios.