Educação - Quinta-feira, 27 de Junho de 2019

Alunos de pedagogia da UNIVESP Cerquilho desenvolvem projetos em escolas municipais

Alunos do curso de pedagogia da UNIVESP de Cerquilho desenvolvem projetos em escolas municipais como parte das atividades de disciplina prevista na matriz curricular do curso, chamada Projeto Integrador.

A proposta desta disciplina é que os universitários apliquem seus conhecimentos teóricos na prática pedagógica, contribuindo com a aprendizagem dos alunos da rede municipal e permitindo que os estudantes da UNIVESP conheçam a realidade das escolas.

Neste semestre, os projetos estão sendo realizados nas Escolas de Educação Infantil (Creche e Pré-escola) e todos estão sendo elaborados e apresentados com a orientação da mediadora do polo UNIVESP Cerquilho.

Um dos projetos desenvolvidos foi realizado com crianças de 1 ano a 1 ano e 6 meses na creche Araci Pilon Grando, e tinha como objetivo específico colaborar com o Problema das Mordidas (muito frequente nesta faixa etária), através de atitudes lúdicas. Para a atividade foi utilizada a história e a música do Tubarão e os pequenos interagiram muito bem.

Outro projeto foi realizado na Escola Josephina Modanezi Grando que atende crianças de 4 e 5 anos em período integral. Juntamente com o Projeto Cientistas do Amanhã, já existente na rede municipal, os alunos da UNIVESP se propuseram a desenvolver um protótipo sobre higiene pessoal.

Para isso foram produzidas lâminas para os alunos aprenderem sobre o contágio e a prevenção de doenças graças aos hábitos de higiene pessoal que já fazem parte da rotina das crianças. Os universitários trabalharam também a transitividade das crianças para o Ensino Fundamental, fazendo com que as mesmas levem estes hábitos para a fase seguinte de escolarização e para a vida toda.

A UNIVESP agradece aos diretores, coordenadores e professores das escolas que estão acolhendo e colaborando com os alunos da universidade e futuros educadores de Cerquilho.