Segurança Pública e Trânsito - Quarta-feira, 28 de Agosto de 2019

Corpo de Bombeiros e Defesa Civil realiza palestras sobre prevenção a queimadas

“Queimada é Crime, contribua com a nossa cidade”

No dia 22 de agosto, alunos da EMEF Luigui Luvizotto participaram da palestra “Queimada Urbana”, que aborda  os  riscos das queimadas no período de estiagem.

Acolhidos pela da Diretora Aysis P. Bertanha Daros e colaboradores da escola, os alunos acompanharam atentamente a apresentação feita através do Sargento PM Donizete do Corpo de Bombeiros de Tietê.

Nesta palestra foram abordados os riscos das queimadas ao meio ambiente, os gases nocivos à saúde humana e como isso  contribui com o  aquecimento global  e as mudanças climáticas.

Durante a conversa, foram debatidas as práticas incorretas de limpeza de terrenos, de vegetação e de materiais inservíveis utilizando o fogo, foi alertado ainda o perigo do descarte de bitucas  de cigarro em terrenos  com galhos ou matos secos, o que frequentemente causa o início dos incêndios, principalmente no período de estiagem.

Também foram demonstrados os tipos de incêndio e quais os equipamentos e materiais utilizados para o combate. A palestra tem por objetivo a continuidade na prevenção e controle das queimadas que atingem todo o Estado de São Paulo.

Ao final do evento, todos os alunos receberam Gibis e Cartilhas da Operação Corta Fogo, através do Coordenador Municipal e Proteção e Defesa Civil Alessandro Barbosa.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros pedem a colaboração da população em informar imediatamente os órgãos competentes caso avistem princípios de incêndios. Os telefones de emergência são: 199 - Defesa Civil / 190 - Policia Militar / Bombeiros de Tietê – (15) 3282-2270.

“Queimada é Crime, contribua com a nossa cidade”