Administração - Quarta-feira, 06 de Novembro de 2019

Cerquilho é um dos destaques do Índice Firjan de Gestão Pública

Cerquilho é um dos destaques do Índice Firjan de Gestão Pública

No dia 31 de outubro, foi divulgado o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), o qual faz referência a 2018 e avalia as contas de 5.337 municípios de todo o país, que concentram 97,8% da população brasileira. Construído com base em dados fiscais oficiais, o índice é composto por quatro indicadores: Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos.

O índice varia de 0 a 1 ponto, sendo que quanto mais próximo de 1 melhor a situação fiscal do município. Cerquilho foi classificado como Boa Gestão, com a nota geral de 0,7189, conquistando o 542º lugar nacionalmente e na posição 96º no Estado de São Paulo, ficando a frente de municípios como Sorocaba, Itapetininga, Tatuí, Tietê e Boituva. Nota alcançada em 2018 foi a maior desde quando esse índice passou a ser divulgado.

O destaque da pontuação foi o indicador de Autonomia, onde conquistou a pontuação máxima de um ponto. Este indicador analisa a relação entre as receitas oriundas da atividade econômica do município e os custos para financiar sua existência.

A segunda maior nota foi 0,7415 em Gastos com Pessoal, que mostra quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal em relação ao total da Receita Corrente Líquida. Na sequência foi 0,6973 no tópico Liquidez, que é a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os recursos em caixa disponíveis para cobri-los no ano seguinte.

A menor nota do município foi 0,4367 em Investimento, mas ainda assim é motivo para se comemorar, visto que em anos anteriores esse indicador chegou a ser 0,0705, mostrando a evolução do município.

Para o prefeito Aldo Sanson, o resultado é o reflexo do trabalho sério, comprometido e consciente que tem sido desenvolvido em nossa cidade. “O objetivo é sempre melhorar, avançar e tornar Cerquilho uma cidade cada vez mais eficiente e boa para se viver”, concluiu.

O índice pode ser acessando através do link: https://www.firjan.com.br/ifgf/.