.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Presencial - segunda a sexta-feira das 9h às 14h | Após às 14h, atendimento por telefone e e-mail

Administração - Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeito Aldo participa da 19ª Reunião da Região Metropolitana de Sorocaba

+


   No dia 02 de dezembro, o Prefeito Aldo Sanson participou da 19ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba, realizada no Parque Tecnológico de Sorocaba. O evento contou com prefeitos e representantes das 27 cidades participantes e do Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de SP, Marco Vinholi,

   Durante o encontro foram tratados os seguintes temas: Prestação de Contas pelo Comitê Executivo do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Sorocaba; Apresentação da Estrutura da Agência Metropolitana de Sorocaba (AGEMSOR) e Apresentação da Programa Parceiras Municipais da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de SP.

   O Conselho de Desenvolvimento, organismo máximo da RMS, é o fórum de integração e de deliberação sobre as prioridades em termos de investimentos públicos, visando o desenvolvimento da região. Daí seu caráter normativo e deliberativo. O Conselho é composto pelos prefeitos dos 27 municípios integrantes da RMS, representantes das secretarias de Estado nas funções de interesse comum.

 

PDUI

   O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado é instrumento de planejamento que estabelece diretrizes, projetos e ações que visam orientar o desenvolvimento urbano e regional, buscando reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida da população. O Plano da Região Metropolitana de Sorocaba é exigência do Estatuto da Metrópole (Lei Federal nº 13.089/2015), que estabelece as diretrizes para orientar o desenvolvimento urbano e regional. Os municípios terão que adaptar os seus Planos Diretores a esse conjunto de diretrizes regionais.

 

Região Metropolitana de Sorocaba

   A Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) foi criada pela Lei Complementar nº 1.241, sancionada em 8 de maio de 2014 e congrega os municípios de Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itu, Itapetininga, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.

   A RMS conta com mais de 2 milhões de habitantes, representando 4,6% da população do Estado de São Paulo, gerando cerca de 4,25% do PIB (Produto Interno Bruto) paulista e está estrategicamente situada entre duas importantes Regiões Metropolitanas do país − São Paulo e Curitiba −, além de manter limite territorial e processo de conurbação com a Região Metropolitana de Campinas.

Destaca-se, em âmbito nacional, por intensa e diversificada atividade econômica, caracterizada por produção industrial altamente desenvolvida, com predominância dos setores metalmecânico, eletroeletrônico, têxtil e agronegócio (cana-de-açúcar).

 

391 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cerquilho - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.