Administração - Quinta-feira, 05 de Março de 2020

Cerquilho é certificado no Programa Município Verde Azul

Ações do município em prol ao meio ambiente são classificadas como ótimas

Na manhã de hoje, 05 de março, a Prefeitura de Cerquilho, representada pelo prefeito Aldo Sanson, funcionários da Secretaria de Meio Ambiente, Obras, Educação e da Defesa Civil participaram da Cerimônia de Certificação do Programa Estadual Município Verde Azul.

O programa tem o propósito de incentivar, apoiar e medir de maneira descentralizada a agenda ambiental dos municípios paulistas. A cerimônia contou com a presença do governador João Doria e do secretário de infraestrutura e meio ambiente Marcos Penido.

No total, 613 cidades participaram da edição que avaliou os programas e ações ambientais durante o ano de 2019. Desses municípios, 92 receberam Certificação por notas acima de 80 pontos e 62 foram qualificadas ao obterem notas entre 60 e 79,9 no ranking geral até 100. Cerquilho alcançou a nota 81,67, sendo certificado, trazendo troféu para casa e sengo avaliado como “ótimo”.

Os municípios participantes colocam em prática 85 tarefas, divididas em dez diretrizes da agenda ambiental local, coordenada por um interlocutor, e que abrange temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos. Para incentivar a prática destas atividades, o Programa atribui notas de zero a 100 ao resultado das ações realizadas no município durante um ano.