Orientações Covid-19 - Terça-feira, 31 de Março de 2020

Prefeitura esclarece notícia falsa divulgada por mensagens

Leia a matéria toda com atenção, muitas dúvidas podem ser esclarecidas!

Prefeitura esclarece notícia falsa divulgada por mensagens

A Prefeitura de Cerquilho, a Secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica receberam cópias (prints) de mensagens que estão sendo enviadas e compartilhadas em grupos de whatsapp da nossa cidade, com conteúdo totalmente FALSO.

Confira a seguir o esclarecimento de cada ponto dessa mensagem.

• Primeiramente, verificamos que a pessoa que inventou um caso confirmado e, se diz parte da equipe da saúde, não trabalha nem na rede municipal de saúde e nem na Santa Casa de Cerquilho.

• Em segundo lugar, quando é feita a coleta (tanto na rede pública – Postos de Saúde ou Santa Casa – quanto no particular), o exame é inserido no sistema do laboratório de referência do Estado – o Instituto Adolf Lutz, a comunicação dos resultados é feita por este sistema, que é acessado e gerido pela Vigilância Epidemiológica do nosso município, a qual comunica imediatamente a imprensa oficial e a divulgação é feita amplamente nos meios oficiais.

• Em terceiro lugar, mesmo que algum morador de Cerquilho seja atendido em qualquer outra cidade do país, se ele tiver seu exame para detectar Covid-19 colhido, ele é contabilizado para o município em que o paciente mora, sendo novamente o Setor de Vigilância Epidemiológica o responsável por receber essa notificação. Isso já aconteceu conosco, o nosso último casos suspeito, divulgado em 27 de março, teve o exame colhido em Sorocaba, assim que a notificação chegou para a Vigilância, informamos a população e contabilizamos nos números oficiais de Cerquilho.

• Outro esclarecimento muito importante, não existe motivo nenhum para a Prefeitura ou qualquer outro órgão do município esconder informações. Por isso, desde o início dessa Pandemia, cada definição do Governo Federal e Estadual quanto a coleta ou não dos exames foi divulgada e explicada. Os boletins hoje abordam casos anteriormente colhidos ou aqueles internados, em estado grave. Confira mais detalhes em:  https://www.cerquilho.sp.gov.br/noticia/2806/boletins-/.

Divulgar ou compartilhar notícias falsas é crime! Não compactue com isso, na dúvida, não compartilhe. Se informe por meios oficiais.

E, para finalizar, até hoje, dia 31 de março, 12h, Cerquilho não tem casos confirmados de Covid-19.

Por que o exame demora tanto para ficar pronto?

Sabemos que é dúvida de muitas pessoas e também é uma preocupação nossa. É importante se atentar que mesmo com o anúncio da compra de testes rápidos, até o momento eles não foram distribuídos aos municípios, portanto, atualmente, o diagnóstico é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou coleta de secreções da boca e nariz), encaminhados ao Laboratório de Referência – Instituto Adolfo Lutz, que atende praticamente todo o Estado de São Paulo.

Então, como é possível imaginar, eles estão recebendo mais exames do que a capacidade de avaliação. Em matéria ao G1, a Secretaria Estadual de Saúde informa que a capacidade atual do Instituto é para processar cerca de 400 testes por dia e está recebendo uma demanda que já chega a 1.200 amostras diárias: “O instituto, que atende a rede pública de saúde, agora tem 14 mil testes esperando pelo resultado”. Confira a matéria completa acessando: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/03/30/com-14-mil-testes-de-coronavirus-na-fila-demanda-no-adolfo-lutz-e-o-triplo-da-capacidade-atual-de-analise.ghtml.

O que tem sido feito então? Independente do resultado positivo ou negativo e independente se for ou não colhido o exame, o paciente e a família já são afastados de suas atividades e recebem todas as orientações sobre a quarentena. Ou seja, para qualquer suspeita da doença no município, todo o protocolo de isolamento é aplicado, evitando a possível disseminação do vírus.