Orientações Covid-19 - Sexta-feira, 03 de Abril de 2020

Prefeitura de Cerquilho promove reforma em ala da Santa Casa e entrega nova UBSF

Nos últimos dias, a Prefeitura de Cerquilho deu início a reforma de uma ala desativada da Santa Casa de Cerquilho para a construção de 20 novos leitos para atender, inicialmente, possíveis pacientes com o novo coronavírus em nossa cidade.

O objetivo da obra é oferecer um espaço com estrutura e equipamentos adequados para observação da evolução do quadro do paciente ou então para estabilizá-lo até a transferência para uma Unidade de Terapia Intensiva.

Mais uma importante notícia foi a finalização da obra da UBSF da Vila São José, o prédio precisou de uma grande reforma para que a unidade pudesse entrar em funcionamento. A UBSF já tem equipe contratada e nos próximos dias irá abrir as portas para atender a população.

Outra medida essencial tem sido a compra de diversos equipamentos e materiais para as unidades de saúde e a Santa Casa, como: 6 monitores cardíacos, 10 bombas de infusão, 4 aspiradores cirúrgicos, 2 oxímetros, 20 espaçadores para casos emergenciais, 10 termômetros infravermelho, 120 visores de proteção, 12 mil aventais descartáveis, 10 mil gorros descartáveis, 500 macacões de proteção impermeável, 300 óculos de proteção simples, 100 óculos de ampla visão, 1.000 máscaras N95, 20 mil máscaras descartáveis e 1.500 frascos de álcool gel 70%.

Também foi divulgado para a população que Cerquilho conta com 5 respiradores e a Prefeitura está em contato com empresas do setor na tentativa de conseguir comprar outros.

E, apesar do anúncio do Governo Federal e do Estadual estarem comprando testes rápidos para detecção do Covid-19, não tem previsão ainda de quando chegará em nosso município, portanto, a administração está em contato com os fornecedores para realizar um compra específica para a cidade.