Saúde - Terça-feira, 21 de Julho de 2020

Prefeitura alerta sobre combate ao mosquito da dengue

Cuide com carinho de sua residência e se proteja da dengue!

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde – Setor Controle de Vetores, informa que nesta semana foram confirmados mais dois casos autóctones de dengue em Cerquilho, ou seja, pessoas que foram infectadas em nosso município.

Até hoje, 21 de Julho, tivemos 103 notificações, 75 foram descartadas e 25 confirmadas, sendo 19 autóctones e 6 importados, (3 aguardam exame). A dengue é uma doença perigosa e pode matar.

Observando a situação da doença em nosso município, é possível afirmar que a dengue está circulando por toda cidade, isso porque as pessoas que contraíram a doença moram em diferentes bairros da cidade (e, os dois últimos confirmados não saíram do município e nem estão trabalhando no momento, portanto, a contaminação está acontecendo dentro das casas ou seus arredores).

Além disso, nessa época do ano, não é comum registrarmos casos da doença, mas como estamos registrando, isso indica uma infestação acima do normal.

Por isso, chamamos a atenção da população para redobrar os cuidados e as medidas de combate ao Aedes Aegypti (que transmite não apenas a Dengue, mas também a Zika, Chikungunya, Febre Amarela).

Cuide com carinho de sua residência e se proteja da dengue:

• Tampe os tonéis e caixas d’água; Mantenha as calhas sempre limpas;

• Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

• Mantenha lixeiras bem tampadas; • Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

• Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

• Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

• Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

• Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;

• Limpe ralos e canaletas externas; Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;

• Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água.