Saúde - Sexta-feira, 27 de Novembro de 2020

NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em relação ao vídeo que está circulando em rede social, a Secretária de Saúde – Vigilância Sanitária presta os seguintes esclarecimentos:

1) Para comercialização de produtos de origem animal como QUEIJO ARTESANAL é necessário qualificação do produto. De acordo com a Lei nº 13.860, 18 de julho de 2019.

2) O queijeiro artesanal é responsável pela identidade, pela qualidade e pela segurança sanitária do queijo por ele produzido e deve cumprir os requisitos sanitários estabelecidos pelo poder público, através do Selo de qualificação;

3) O selo de certificação de qualidade para ser emitido observa que o estabelecimento rural onde se produz o queijo artesanal a partir do leite cru, deverá ter o rebanho certificado como livre de Tuberculose e Brucelose. Implantar boas práticas na produção leiteira e na elaboração dos queijos, controlar e monitorar a potabilidade da água utilizada e rastreabilidade dos produtos.

4) O vídeo circulado mostra apreensão e descartes de Queijos sem procedências, a Vigilância Sanitária é destinada a proteção e promoção da saúde, através dos Fiscais Sanitários que atuam com a finalidade de impedir que a saúde humana seja exposta a riscos.