Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Cerquilho, sexta-feira, 20 de maio de 2022 Telefone (15) 3384-9111

Atendimento Atendimento: Presencial - segunda a sexta-feira das 9h às 12h | Após às 12h, atendimento por telefone e e-mail

Sext
20/05
Geada
Máx 19 °C
Min 9 °C
Índice UV
6.0
Sáb
21/05
Geada
Máx 22 °C
Min 12 °C
Índice UV
6.0
Domi
22/05
Geada
Máx 24 °C
Min 14 °C
Índice UV
6.0
Segu
23/05
Predomínio de Sol
Máx 27 °C
Min 16 °C
Índice UV
6.0

Administração - Sexta-feira, 01 de Janeiro de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura de Cerquilho inaugura o esperado Centro Cultural, obra de Ruy Ohtake

+


   No dia 11 de dezembro de 2020, a Prefeitura de Cerquilho inaugurou o tão sonhado Centro Cultural, que ao lado do Teatro Municipal, representam uma verdadeira transformação na vida cultural da cidade.

   Naturalmente, devido a Pandemia, a Cerimônia de Entrega precisou ser reduzida, mas sem perder a emoção e o brilho dessa conquista. Ao chegar no prédio, o visitante podia percorrer os corredores e pavimentos, encontrando pelas salas, a apresentação da oficina municipal de ballet, do Projeto Guri, a Biblioteca Municipal e as exposições: “Cerquilho 71 anos”, “Poesia em Concreto” do estilista Dief Gomes e da AMAAC - Associação Mãos que Ajudam dos Artesãos de Cerquilho, além da apresentação do grupo Las Chicas.

   No início da cerimônia, os Hinos: Nacional e Municipal foram lindamente interpretados pela Violonista Cerquilhense Gabriele Leite, na sequência, o arquiteto responsável pelo projeto do Centro Cultural Ruy Ohtake, o presidente da Câmara Municipal Sérgio Luis Bueno e o prefeito Aldo Sanson discursaram sobre a grandiosidade da obra que estava sendo entregue.

   Ruy Ohtake destacou o diferencial e a potência que Cerquilho tem por concluir a obra com tanta qualidade e equilíbrio nas contas, observou que o Centro Cultural é motivo de orgulho não apenas para o interior de São Paulo, mas para todo Estado e o Brasil.

   Sergio Luis compartilhou com os presentes a primeira vez que foi até a Biblioteca Municipal em sua infância, para fazer uma atividade escolar e como isso impactou em sua formação. Desejou que o espaço transforme a vida de tantas outras pessoas e reforçou o apoio da Câmara nesta construção.

   Já o prefeito Aldo contou sobre todo o processo para que esse sonho se tornasse realidade, os primeiros contatos que teve com o arquiteto Ruy Ohtake, os desafios vividos para realizar a obra e comemorou essa importante conquista para toda população de Cerquilho.

Ainda durante sua fala, o prefeito pediu para que a equipe da Secretaria de Obras e os trabalhadores do Programa Mão de Obra Certa, projeto municipal que contratou trabalhadores da cidade para realizar a construção, viessem à frente e fossem aplaudidos pelos presentes.

   Ao final, todos se dirigiram para, então, descerrar a placa inaugural e entregar oficialmente o Centro Cultural para a população!

 

O sonho

   Essa conquista começou a ser sonhada em 2006, quando Aldo Sanson, em seu terceiro mandato como prefeito, conseguiu a assinatura do renomado arquiteto Ruy Ohtake em um projeto que presenteou a nossa cidade com a leveza das curvas e a consistência do concreto, em uma construção de 3.830 metros quadrados, que encanta e inspira qualquer visitante.

   O Teatro Municipal foi a primeira obra a ganhar vida, com 1.321 m² de construção, e foi entregue à população pelo Prefeito Aldo, como um presente de Natal, em 23 de dezembro de 2008. Desde então é referência e destaque em toda região.

   Já o Centro Cultural precisou aguardar o retorno de Aldo Sanson em seu quarto mandato, para se tornar realidade. Em janeiro de 2018, a obra foi retomada e, ao longo de quase três anos de construção, com muito equilíbrio nas contas, está sendo entregue para a população. O Centro Cultural tem 2.509,00 m² e teve o investimento R$ 1.593,19 por metro quadrado.

   É válido lembrar que tanto o Teatro Municipal quanto o Centro Cultural foram construídos com verba própria da Prefeitura. Sem nenhuma emenda estadual e/ou federal.

 

O Centro Cultural

   Essa majestosa construção conta com o Pavimento Inferior, que abrigará o Projeto Guri distribuído em quatro salas de aula e uma sala de administração, um auditório com 194 lugares, que será o desejado cinema de Cerquilho, o espaço conta ainda com a Bilheteria, Lanchonete, Foyer, Sanitários, Copa para funcionários e Área técnica do auditório.

   No Primeiro Pavimento temos acesso à marquise, área de exposições com três salas para implantação de Livraria, Loja de Souvenirs e Café, essa marquise faz ligação com o Teatro Municipal e tem acesso à Praça Presidente Kennedy. Neste pavimento temos ainda as salas administrativas da Cultura e da Biblioteca Municipal, sala de arquivos, quatro salas que serão preenchidas pelas oficinas municipais de teatro, ballet e canto e coral, além de sanitários.

   E no segundo pavimento, temos a Biblioteca Municipal, com varanda coberta e descoberta que presenteiam o visitante com uma vista encantadora.

Toda a construção do Centro Cultural e do Teatro Municipal são acessíveis, inclusive, temos rampa externa que dá acesso à marquise no 1ª pavimento e, internamente, duas plataformas elevatórias garantindo o acesso a todos os pavimentos.

   Na entrada do prédio pela Rua dos Ipês, compõe essa grandiosa obra, o tronco do ipê centenário, que infelizmente, sucumbiu às forças da natureza. A preparação do tronco foi sensivelmente patrocinada pelo Grupo Sanson. E sua exposição registra seu valor histórico, paisagístico, sua raridade e inspiração.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 20/05/2022

Portal atualizado em: 20/05/2022 18:08:45

Prefeitura Municipal de Cerquilho - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.