Cerquilho, sexta-feira, 28 de janeiro de 2022 Telefone (15) 3384-9111

Atendimento Atendimento: Presencial - segunda a sexta-feira das 9h às 12h | Após às 12h, atendimento por telefone e e-mail

Administração - Sexta-feira, 29 de Outubro de 2021

Cerquilho é o melhor do Estado em Educação e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública

O município de Cerquilho foi o vencedor estadual em duas, das cinco categorias do Prêmio Band Cidades Excelentes: Educação e Desenvolvimento e Ordem Pública - municípios entre 30 mil e 100 mil habitantes.

A premiação, uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila, analisou todos os municípios paulistas em cinco pilares: Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; e Desenvolvimento e Ordem Pública.

Na noite do dia 20 de outubro, o prefeito Zé Roberto Pilon, acompanhado da primeira dama e presidente do Fundo Social Valéria Florentino Pilon, participou da cerimônia de premiação em São Paulo.

O evento contou com a presença de autoridades estaduais, como o secretário de Desenvolvimento Regional de São Paulo Marco Vinholi, O presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação João Carlos Saad e Raymundo Godoy, fundador do Instituo Áquila.

De acordo com a organização, foram premiadas as cidades que souberam enfrentar as dificuldades e obtiveram os melhores resultados no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), levantado com as informações públicas atualizadas de todo o país e auditadas pela coordenação do prêmio.

No âmbito da Educação, foram considerados os seguintes índices: analfabetismo, expectativa em anos de estudo, taxa de abandono anos finais ensino fundamental, Taxa de abandono anos iniciais Ensino Fundamental, Gasto com Educação por aluno por IDEB, Resultado IDEB anos finais Ensino Fundamental, Resultado IDEB anos iniciais Ensino Fundamental, Distorção Idade-Série Ensino Fundamental, Acesso a Educação infantil-creche.

Já na categoria Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, foram ponderados os dados sobre: PIB per capita, Índice GINI da renda domiciliar per capita, Jovens com 25 anos ou mais que completaram o ensino médio, Pessoas com 25 anos ou mais que completaram o ensino superior, Percentagem de pobres na população, Renda domiciliar Per Capita, % da população economicamente ativa empregadas, Taxa de homicídios, Taxa de homicídios por arma de fogo, Taxa de mortes no Trânsito.

Confira todos os municípios premiados:

Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública

até 30 mil habitantes: Turmalina