Cerquilho, sexta-feira, 28 de janeiro de 2022 Telefone (15) 3384-9111

Atendimento Atendimento: Presencial - segunda a sexta-feira das 9h às 12h | Após às 12h, atendimento por telefone e e-mail

Saúde - Terça-feira, 30 de Novembro de 2021

Cerquilho finaliza o mês de combate a Dengue com a intensificação de ações preventivas e informativas

O penúltimo sábado do mês de novembro foi instituído como Dia Nacional de Combate à Dengue, com o objetivo principal de mobilizar iniciativas do Poder Público e a participação da população para a realização de ações destinadas ao combate ao vetor da doença.

Em Cerquilho, as ações no mês de novembro tiveram início com a panfletagem e o trabalho de orientação nos cemitérios municipais durante o feriado de Finados. Na sequência foram distribuídos cartazes informativos nos comércios locais; realizado o “Pedágio de Combate à Dengue” com a entrega de porta lixo para carros e um mutirão de orientação e limpeza no bairro Águas Claras.

Neste mês, também foi finalizada uma grande ação de intensificação e limpeza no bairro Parque das Árvores que, nos dois últimos anos, viveu uma epidemia de Dengue, representando cerca de 50% dos casos autóctones positivos de todo o município.

Para evitar que essa situação se repita e tenhamos um verão mais tranquilo, desde Agosto, as equipes dos Agentes Comunitários, do Controle de Vetores e da Garagem Municipal passaram por todas as ruas do bairro, conversando com a população, visitando as residências, removendo mecanicamente possíveis criadouros, orientando sobre os cuidados de prevenção e retirando entulhos que possam se tornam criadouros do mosquito.

Esse amplo trabalho de prevenção e orientação antes da estação mais chuvosa do ano é crucial para eliminarmos qualquer criadouro em potencial, para que no período de alta transmissão (o verão) a doença não prolifere.

Até o momento, Cerquilho registrou 137 casos autóctones de dengue em 2021, contra apenas 32 casos autóctones em 2020, reforçando a importância de começarmos agora o combate contra o mosquito.

Lembrando que praticamente todos os bairros da cidade tiveram registros da doença esse ano, por isso, a limpeza e as ações de combate ao mosquito devem ser feitas por TODOS.

Elimine água armazenada que pode se tornar possível criadouro, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas. Deixe os vasos de planta sem pratinho, a caixa d´água tampada, Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.

Faça sua parte no combate à Dengue... Um mosquito não é mais forte que uma cidade inteira!