Cerquilho, terça-feira, 28 de junho de 2022 Telefone (15) 3384-9111

Cultura - Segunda-feira, 21 de Março de 2022

Teatro Municipal recebe espetáculo sobre o histórico momento de Paulo Freire alfabetizando mais de 300 trabalhadores rurais em apenas 40 horas

Cerquilho receberá o espetáculo “Canavial da Esperança: 40 horas de Paulo Freire” nos dias 24 e 25 de Março, às 19h, no Teatro Municipal. O Espetáculo é uma realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Companhia de Opinião em parceria com a Prefeitura de Cerquilho.

"Canavial da Esperança: 40 horas de Paulo Freire" conta um instante de uma revolução que durou cerca de 40 horas e que transformou a pequena cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte, em um modelo de esperança para todo o país.

Com narrativas, músicas, relatos reais, muita emoção e “boniteza” a peça relembra o histórico momento em que Paulo Freire alfabetizou mais de trezentos trabalhadores rurais em apenas 40 horas.

Vale constar que, de acordo com o Decreto Estadual Nº 66.575, o Decreto Municipal Nº 3.531 e seguindo legislações sanitárias, a capacidade de público liberada é de 100% da ocupação geral e o uso de máscara facial é opcional.

O Teatro Municipal abrirá às 18h30 para receber o público, a entrada é totalmente gratuita, por ordem de chegada. Permanecem às medidas preventivas como uso de álcool gel e aferição da temperatura.

O trabalho é exclusivo da Companhia de Opinião, uma cia de teatro que atua na região metropolitana de Sorocaba e tem como diretor e fundador o Professor Davi Lima. Neste trabalho, Davi Lima se afasta da direção e entra em cena para dar vida a um narrador que leva a história de Paulo Freire e Angicos de uma forma poética, musical e emocionante ao público.

A direção ficou por conta do ator Guto Campos e a dramaturgia da premiada escritora Flor Priscila. A produtora cultural Lauanda Azevedo também participa do espetáculo cuidando da sonoplastia e preparação corporal, circulando com o professor na temporada realizada pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo.

Para Davi Lima: “Angicos é uma revolução na história da educação brasileira e muitas pessoas sequer conhecem essa passagem, essas 40 horas, em que Paulo Freire transformou uma comunidade apagada, analfabeta, que passava dificuldade, em um modelo de vida e de esperança para todo o país. Precisamos falar de Paulo Freire, precisamos falar de Angicos. Não se trata de achismos, se trata de história, cultura, geografia. Quem tiver a oportunidade de assistir ao espetáculo não se arrependerá. As histórias são reais e emocionam do começo ao fim, além de ser um respiro, uma esperança diante de tempos tão difíceis”.

Produção: Lauanda Azevedo e Prof. Davi Lima
Orientação e pesquisa: Flávio Melo
Preparação Vocal: Fábio Silva
Preparação Corporal: Lauanda A.
Composições: Zé Luiz Rodovalho
Cenografia: Sofia Morás