Administração - Sexta-feira, 11 de Novembro de 2022

Cidade de Cerquilho é novamente finalista estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes

Ontem, 10 de novembro, o Prefeito Zé Roberto Pilon e a Presidente do Fundo Social de Solidariedade Valéria Florentino Pilon participaram da Cerimônia Estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes, na sede da emissora em São Paulo.

Pelo segundo ano seguido, Cerquilho se manteve em destaque e foi novamente finalista na Categoria Educação – municípios entre 30 e 100 mil habitantes, a cidade está entre as três melhores de todo o Estado de São Paulo.

A cerimônia recebeu diversos prefeitos e autoridades dos municípios paulistas, além do governador Rodrigo Garcia, do presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, João Carlos Saad, do presidente do Tribunal de Contas de São Paulo (TCE-SP), Dimas Ramalho, do presidente do Instituto Aquila, Raimundo Godoy, entre outras personalidades.

Na Categoria Educação, foram considerados os seguintes índices: Analfabetismo 15 anos ou mais, Expectativa de Anos de Estudo, Taxa de Abandono anos finais Ensino Fundamental, Taxa de abandono anos iniciais Ensino Fundamental, Gasto com Educação por aluno por ponto do IDEB, Resultado IDEB anos finais Ensino Fundamental, Resultado IDEB anos iniciais Ensino Fundamental, Distorção Idade-Serie Ensino Fundamental, Acesso a Educação infantil, Aplicação do Mínimo constitucional em Educação, Aplicação mínima do FUNDEB, Aplicação mínima do FUNDEB Magistério.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Band Cidades Excelentes veio para incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros, por meio da premiação de boas práticas da gestão pública. A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila, e direcionado a todos os municípios do país.

A avaliação do Prêmio Band Cidades Excelentes é feita a partir da ferramenta IGMA, desenvolvida pelo Instituto Aquila. A plataforma foi desenvolvida por meio de Inteligência Artificial, que a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 62 indicadores em uma única nota final.

Os indicadores são construídos a partir de 6 pilares: Governança, Eficiência fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Para cada pilar, os municípios serão separados em 3 categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 e 100 mil habitantes (categoria que Cerquilho concorre); e acima de 100 mil habitantes.