Cultura - Quinta-feira, 25 de Maio de 2023

Cerquilho participa do Encontro Paulista da Lei Paulo Gustavo

Cerquilho participa do Encontro Paulista da Lei Paulo Gustavo

Por meio de uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), na segunda, 22 de maio, ocorreu o 1º Encontro Paulista da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

Na ocasião, a Prefeitura de Cerquilho, através da Secretaria de Educação e Cultura, esteve representada pela diretora do Teatro Municipal, Damana Maria Rodrigues Serrão, pelo coordenador de Cultura, Gabriel Postigo, e pelo orientador pedagógico Emerson Abud, os quais participaram de uma oficina técnica, ministrada por Laís Valente e Natália Leitão, do MinC.

Com transmissão ao vivo no Youtube, o Encontro Paulista teve a abertura conduzida pela atriz e apresentadora Adriana Lessa, com participação de Dinho Nascimento e Cecília Pellegrini, da Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene, na execução do Hino Nacional Brasileiro.

Ao todo, a Lei Paulo Gustavo terá um repasse direto de R$ 3,8 bilhões, o maior valor da história do País destinado ao setor cultural. Desse montante, R$ 2 bilhões são voltados para os estados e R$ 1,8 bilhão para os 5.570 municípios brasileiros. Dos R$ 728,7 milhões previstos para São Paulo, R$ 356,2 milhões vão para o governo estadual e R$ 372,4 milhões para as 645 cidades, de modo a popularizar e impulsionar a diversidade de manifestações culturais e artísticas.

Vale ressaltar que os recursos da Lei Paulo Gustavo originam-se do superávit financeiro do Fundo Nacional de Cultura (FNC), particularmente do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

A mesa de trabalhos foi composta por Marília Marton, secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo; Laís Valente, coordenadora técnica do Ministério da Cultura (MinC); Natália Leitão, coordenadora de capacitação dos Estados e Distrito Federal do MinC; Nelson Hervey Costa, diretor superintendente do Sebrae; e por representantes da sociedade civil, entre eles, Stela Cabral (Rede de Pontos de Cultura de São Paulo), Marcelo Perone (Associação de Dirigentes Municipais de Cultura - ADIMC) e Danilo César (Comitê da Lei Paulo Gustavo em São Paulo).