Administração - Terça-feira, 22 de Agosto de 2023

Guarda Civil Municipal completa 30 anos de dedicação e serviço

Guarda Civil Municipal completa 30 anos de dedicação e serviço

A Prefeitura de Cerquilho tem a honra de parabenizar a Guarda Civil Municipal por alcançar um marco histórico: três décadas de atuação e compromisso. Desde sua fundação até os dias atuais, a instituição tem sido um pilar essencial na promoção da segurança e bem-estar da nossa comunidade.

No dia 11 de agosto de 1993, o então Prefeito Otavio Pilon Filho deu origem à nossa Guarda Civil Municipal, sob a direção do Sr. João Cláudio Batistela. Com um modesto grupo de 30 membros, sua primeira missão foi a guarda dos logradouros públicos, marcando o início de uma jornada dedicada ao serviço público.

Hoje, sob a liderança do Guarda Municipal Sr. John Santos Veloso, que também assume o cargo de Secretário Municipal de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, a Guarda Civil Municipal é composta por 60 integrantes. Regida pelo Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei Federal 13.022/2014), nossa equipe abraça uma ampla gama de responsabilidades em prol da segurança e ordem pública.

Ao longo dos anos, nossa Guarda tem expandido suas operações, realizando rondas ostensivas em todo o município, fiscalizando posturas e meio ambiente, contribuindo para a educação e fiscalização de trânsito, garantindo a segurança nas escolas e áreas rurais, além de contar com um grupo especializado de Operações com Cães. Essa unidade tem estabelecido colaborações significativas, incluindo convênios com o Estado para atuação conjunta com a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros de Tietê, desempenhando um papel crucial na resolução de crimes, combate a incêndios e socorros em acidentes de trânsito.

Com um registro notável de 972 auxílios públicos prestados e 33 prisões em flagrante delito, totalizando 2040 ocorrências atendidas até o momento, a Guarda Civil Municipal tem se destacado como uma força confiável e indispensável em nossa comunidade.

Parabéns à Guarda Civil Municipal por 30 anos de serviço exemplar, dedicados a servir e proteger nossa cidade com amor e dedicação.