Cerquilho sobe mais uma posição na 2ª pré-certificação do Município Verde Azul

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 27 de Setembro de 2017


Cerquilho sobe mais uma posição na 2ª pré-certificação do Município Verde Azul

    Na última sexta-feira (22), o prefeito Aldo Sanson e a equipe da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente participaram da 2ª pré-certificação do Programa Município Verde e Azul em Rio Claro. No encontro, foi anunciado que Cerquilho subiu uma posição na classificação geral e teve um grande aumento na pontuação.  

    A cidade das Rosas e dos Tropeiros alcançou 79,72 pontos, obtendo a 5ª colocação. Os 10 municípios paulistas que estão mais bem pontuados no ranking geral, até o momento, são Fernandópolis (89,47 pontos), Novo Horizonte (88,57), Botucatu (84,77), Itu (82,51), Cerquilho (79,72), Itapira (77,92), Gastão Vidigal (77,07), Caraguatatuba (76,77), Jaguariúna (76,67) e São José do Rio Preto (75,51). 

    Na primeira certificação, o município havia conquistado a 6ª posição com 61,51 pontos. No total, são três pré-certificações e a cidade precisa somar no mínimo 80 pontos para a certificação definitiva, o anúncio final do Ranking Ambiental Paulista 2017 será em dezembro. Os municípios pré-certificados terão preferência quando pleitearem recursos para políticas públicas na área ambiental.

    Durante a cerimônia, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, destacou a importância do Programa Município VerdeAzul, lembrando que os 10 anos de existência do programa atestam seu êxito, que vem sendo até mesmo referência para a Comunidade Européia.

    Ele chamou uma atenção especial para a questão das mudanças climáticas, pedindo aos representantes dos municípios presentes ao II Encontro Estadual de Pré-Certificação do PMVA, em Rio Claro, que se engajem com a causa e promovam ações para enfrentar o problema: “Estamos com prazo de validade vencido. Se não fizermos algo para melhorar, nosso planeta corre sérios riscos”.

    A Diretoria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente agradece a todos que colaboraram, as Secretarias da Prefeitura de Cerquilho, de todos os setores do SAAEC, membros do COMDEMA e do Legislativo, que se empenharam para cumprirmos a agenda ambiental e os itens propostos pelo programa.

 

Desenvolvimento sustentável

    O PMVA, lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental, com estímulo e auxílio às prefeituras paulistas, na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas em busca de um desenvolvimento sustentável.

    As ações propostas pelo programa, em 2007, compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental. A primeira pré-qualificação do PMVA 2017 ocorreu em Mogi das Cruzes, na região do Alto Tietê, Região Metropolitana de São Paulo.

    Acesse a planilha com todas as notas e evolução de cada município em: http://www.ambiente.sp.gov.br/municipioverdeazul/ranking-pontuacao

Prefeitura Municipal


Cerquilho