Defesa Civil de SP vai alertar por SMS sobre riscos de temporais e deslizamentos

Segurança Pública e Trânsito - Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017


Defesa Civil de SP vai alertar por SMS sobre riscos de temporais e deslizamentos

     Desde o dia 16 de novembro, a Defesa Civil do Estado de São Paulo está enviando alertas, por meio de mensagem de texto no celular (SMS), sobre riscos de desastres naturais. De acordo com o governo, a medida vai ajudar a salvar vidas em casos de chuvas fortes, enchentes, deslizamentos, incidência de raios e outros fenômenos causados por eventos meteorológicos.

     Para receber a notificação, usuários de telefones móveis precisam cadastrar o CEP pelo número 40199 e receber a confirmação. Para cadastrar mais de um CEP, é necessário enviar uma mensagem por vez. Não há limite para a quantidade de CEPs que podem ser cadastrados.

     Segundo informações da Defesa Civil do Estado, os alertas serão curtos, com até 160 caracteres, e visam apenas informar sobre um possível risco. A qualquer momento, a população pode buscar informações detalhadas no site da Defesa Civil estadual (www.defesacivil.sp.gov.br), incluindo orientações sobre o que fazer em cada situação de risco.

      O sistema foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e está sendo implantado em São Paulo, pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Ele funciona desde junho no Paraná e Santa Catarina, onde foi implantado como projeto piloto. No território paulista terá capacidade para alcançar 42 milhões de celulares ativos. 

Prefeitura Municipal


Cerquilho