Cerquilho participa da definição da identidade visual para a ADIMC

Cultura - Sexta-feira, 22 de Junho de 2018


Cerquilho participa da definição da identidade visual para a ADIMC

          Na quarta-feira, dia 20 de junho, o Coordenador de Cultura de Cerquilho Felipe César de Paula participou do encontro da Associação de Dirigentes Municipais de Cultura (ADIMC) para definir a identidade visual.

          Também estiveram presentes Davi Lima - Diretor de Cultura de Boituva, Regina Silveira - uma das maiores artistas plásticas brasileiras de ampla projeção internacional, Luiz Milanese - bibliotecário, escritor e professor universitário brasileiro.

          Foram apresentados oito trabalhos, todos elaborados pelos alunos de Publicidade e Propaganda da USP que se dividiram em agências. Dentre eles uma foi escolhida para ser a identidade visual da Associação.

 

Sobre ADIMC

          Setenta e quatro estiveram presentes no auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP, no dia 22 de setembro, para a criação da

A Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura (ADIMC) foi criada em 22 de setembro de 2017, com a participação de 74 dirigentes municipais de Cultura. A entidade pretende reunir secretários de Cultura de todo o Estado.

          Segundo o professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP Luís Milanesi, o surgimento da associação é fruto de dois seminários organizados pela escola, o último deles chamado A Cultura em Tempo de Crise. Neles, a proposta de uma entidade foi discutida e, a partir daí, foi constituído um grupo de trabalho para traçar as bases de seus estatutos. A USP forneceu apoio logístico para as reuniões do grupo e para o estabelecimento da comunicação com Secretarias de Cultura de centenas de municípios.

          “A nossa Adimic chega em boa hora”, comenta o presidente do conselho gestor da entidade e secretário da Cultura de Botucatu, Antônio Luiz Caldas Filho. “Vivemos momentos muito difíceis no Brasil e a cultura, como política pública, acaba sofrendo de modo redobrado os efeitos da crise. A Adimc, no contrafluxo desse clima negativo geral, vem justamente para mobilizar, fortalecer e potencializar as ações dos dirigentes de cultura nos municípios.”

          De acordo com Caldas, as primeiras atividades da entidade estão concentradas na ampliação de seu quadro de associados e em sua conformidade legal. “Ao longo do tempo”, explica, “a entidade, além das atividades referidas de organização e representação, deverá cooperar com os associados na formação de recursos humanos, de educação permanente, na divulgação de ações e políticas sociais, na defesa do patrimônio cultural, na realização de cursos e estudos.”

          Além do corpo principal de associados, composto de secretários, diretores e coordenadores de cultura dos municípios, indicados pelos prefeitos, o estatuto da ADIMC prevê também a categoria de associados solidários, ex-dirigentes de Cultura que tenham integrado a entidade, e de associados honorários, aqueles que reconhecidamente colaboraram para o aprimoramento da cultura, segundo critérios da entidade.

Prefeitura Municipal


Cerquilho