Eleitores de Cerquilho têm até o dia 29 de novembro de 2019 para cadastrar a biometria

Matérias Especiais - Quarta-feira, 19 de Junho de 2019


Eleitores de Cerquilho têm até o dia 29 de novembro de 2019 para cadastrar a biometria

            Eleitores dos municípios de Cerquilho, Cesário Lange e Quadra têm até o dia 29 de novembro de 2019 para realizarem o cadastro biométrico (cadastro da digital), caso não cumpram o prazo, terão seus títulos cancelados.  

            De acordo com dados do Cartório Eleitoral, atualmente, cerca de 7 mil eleitores cerquilhenses ainda não fizeram o cadastro biométrico e poderão ter seu título cancelado, o que pode causar diversos impedimentos, como:

 

• obter empréstimos em bancos públicos;

• se matricular ou renovar matrícula em instituições de ensino;

• inscrever-se ou assumir cargos em concursos públicos;

• obter passaporte;

• votar nas eleições municipais de 2020.

 

            O cadastro da biometria é rápido e muito simples, basta agendar o atendimento no site do TRE www.tre-sp.jus.br e comparecer ao Cartório Eleitoral, localizado na Rua Nossa Senhora Aparecida, 167 – Centro/Cerquilho, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

            Os documentos necessários para o cadastro biométrico são: título de eleitor (se tiver), documento de identificação original com foto e comprovante de residência recente.  

 

Outros cancelamentos

            Além do cancelamento de eleitores que não cadastrarem a biometria, mais de 2 mil eleitores de Cerquilho podem ter seus títulos cancelados por não terem votado ou terem justificado a ausência nos três últimos turnos.

 

Confirma algumas perguntas e respostas sobre o assumo:

 

1. Se eu não comparecer para regularizar o título, o que vai acontecer?

O não comparecimento do eleitor para a regularização acarretará o cancelamento automático da inscrição. Com o título cancelado, o eleitor não poderá votar, ser empossado em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda. 

 

2. Como saber se o meu título está sujeito a cancelamento?

Você pode consultar a situação de sua inscrição nos sites do TRE e TSE, no cartório eleitoral ou por meio da Central de Atendimento ao Eleitor do TRE-SP, no telefone 148 (custo de ligação local para todo Estado de São Paulo). A Justiça Eleitoral não se comunica por e-mails, portanto, os eleitores que receberem qualquer mensagem eletrônica sobre cancelamento de título eleitoral devem ignorar a comunicação e apagá-la imediatamente. 

 

3. Como regularizar a minha inscrição eleitoral?

Após agendar o atendimento, você deverá procurar o cartório eleitoral munido de documento de identidade oficial, comprovante de residência (ex.: contas de água, luz etc.) recente e o título eleitoral, se tiver. O passaporte só será aceito se for o modelo que contenha também a filiação. Será cobrada multa de até R$ 3,51 por turno faltante. 

Prefeitura Municipal


Cerquilho