Secretaria do Meio Ambiente planta mais de 150 árvores nativas e analisa água do Córrego Chiquinho Antunes

Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 05 de Abril de 2021


Secretaria do Meio Ambiente planta mais de 150 árvores nativas e analisa água do Córrego Chiquinho Antunes

   Em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), realizou o plantio de mais de 150 árvores nativas na área verde próximo ao bairro Galo de Ouro.

   Desde 2017, a Secretaria vem realizando plantio de árvores nativas com intuito de recompor a mata ciliar ao redor da extensão do córrego Chiquinho Antunes, contabilizando mais de 700 mudas de árvores nativas plantadas.

   O córrego Chiquinho Antunes nasce no Recanto da Colina em Cerquilho e possui extensão de aproximadamente 2,5 km, percorrendo parte do município até se juntar com o córrego Ribeirão da Serra que irá desaguar no Rio Tietê.

   A nascente do córrego fica situada no condomínio Recanto da Colina, em área pública, e é considerada uma nascente modelo pelo município, por conter sua mata ciliar preservada.

   Em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto, a SAAMA realizou a coleta da água no córrego Chiquinho Antunes em um ponto no Galo de Ouro, onde possui uma bica d’água e a população coleta essa água para consumo.

   Foi realizado laudo de análise da água, no qual constatou que a mesma é imprópria para consumo devido presença de bactérias e coliformes totais presentes. Segundo os parâmetros analisados da amostra colhida, a água está em desacordo com a portaria de consolidação MS5 de 28/09/2017, portando não se recomenda o uso dessa água para consumo entre outros fins.

   Desse modo, foi instalada uma placa educativa no local, informando sobre a história do córrego e orientando a população sobre não consumir a água.

 

Prefeitura Municipal


Cerquilho