Cerquilho e mais 9 municípios debatem sobre a crise hídrica

Administração - Quarta-feira, 29 de Setembro de 2021


Cerquilho e mais 9 municípios debatem sobre a crise hídrica

   Na última segunda-feira (27/09), representantes de dez municípios: Cerquilho, representada pelo Superintende do SAAEC – Márcio Gaiotto, Alumínio, Ibiúna, Laranjal Paulista, Mairinque, Piedade, Salto, São Roque, Sorocaba e Votorantim se reuniram para debater sobre a crise hídrica vivida em nosso país. 

   Os municípios participantes do encontro captam água da Represa Itupararanga, a qual é formada pelos Rios Sorocabuçu, Sorocamirim e Una. Estes três rios se juntam e passam a formar um único rio, chamado de Rio Sorocaba.

   Durante a reunião, foi confeccionada uma declaração de estado de alerta que tem o objetivo de reforçar a necessidade de economia de água e definir ações conjuntas para minimizar os efeitos da estiagem no abastecimento. O grupo vai se reunir a cada 15 dias para adotar novas medidas. 

   Atualmente, o volume útil da represa de Itupararanga está em 23,76% da capacidade total e, caso não chova, a quantidade disponível atual seria suficiente para abastecer as cidades da região da cabeceira do Rio Sorocaba por mais 100 dias, podendo atingir o volume morto. 

   O baixo volume prejudica a qualidade da água que é captada e poderá causar o racionamento e rodízio do abastecimento também nas cidades a jusante da Represa de Itupararanga.

Prefeitura Municipal


Cerquilho