Prefeitura de Cerquilho realiza programação especial da Campanha Setembro Amarelo 2022

Saúde - Quarta-feira, 28 de Setembro de 2022


Prefeitura de Cerquilho realiza programação especial da Campanha Setembro Amarelo 2022

   Durante todo o mês de Setembro, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Saúde e Promoção Social, realizou uma programação especial do “Setembro Amarelo 2022: a vida é a melhor escolha”, uma campanha que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.

 

Dias das palestras:

• 05 e 06 de Setembro: palestra com a assistente social Simone e a psicóloga Isabel para os agentes comunitários de saúde. 

• 08de Setembro: palestra com o psicólogo João Marcos e terapeuta ocupacional Maressa para a Guarda Civil Municipal.

• 09 de Setembro: palestra com a enfermeira Thayla e a psicóloga Rosiane para a Guarda Civil Municipal.

• 15de Setembro: palestra com o psicólogo João Marcos e o terapeuta ocupacional Maressa para as equipes do CRAS, CREAS, professores e líderes religiosos.

• 16 de Setembro: Caminhada pela Valorização da Vida.

 

Dados

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. 

Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade. 

Prefeitura Municipal


Cerquilho