Prefeitura realiza Campanha de Vacinação Antirrábica
Saúde - Quarta-feira, 30 de Agosto de 2017

A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde e Promoção Social, através da Vigilância em Saúde/Zoonoses, informam que a Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos 2017 ocorrerá de 18 a 23 de setembro.
Ao longo da semana, vários bairros da cidade receberão pontos de vacinação, você pode conferir o cronograma completo na tabela acima. Após a realização da campanha na zona urbana, será feita a vacinação casa a casa na zona rural.
Avisos importantes para a campanha:
- Levar a Carteira de Vacinação do animal;
- Cães devem ser levados com coleira e guia (cães bravos levar com focinheira):
- Gatos devem ser levados em gaiolas ou sacos;
- Os animais deverão ser levados por adultos;
- Não entregaremos doses de vacinas.
Sobre a doença
A raiva é uma doença fatal, a transmissão ocorre quando o vírus rábico, existente na saliva do animal infectado, entra no organismo através da pele ou de mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, não existindo necessariamente a agressão. Qualquer mamífero, principalmente, cães, gatos e morcegos infectados pelo vírus podem transmitir a raiva.
O Instituto Pasteur alerta que o morcego, atualmente, é a espécie mais preocupante com relação a transmissão da raiva e orienta a população para:
- nunca tocar no morcego e nem tentar capturá-lo;
- no caso de encontrar morcego caído (morto ou vivo), entrar em contato com o órgão responsável pelo controle de zoonoses que recolherá o animal e enviará para exames laboratoriais de raiva.
- em caso de sofrer mordida ou mesmo arranhadura por morcego, procure imediatamente orientação médica na Unidade de Saúde.
Atenção!Morcegos são animais silvestres protegidos por lei, por isso, não devem ser capturados e mortos pela população. Eles realizam importante trabalho ecológico no processo de polinização, dispersão de sementes e redução de pragas de insetos.
Caso você seja agredido por cão ou gato, mesmo se o animal estiver vacinado contra raiva, tomar as seguintes providências:
- Lavar imediatamente o ferimento com água e sabão;
- Procurar com urgência a Unidade de Saúde mais próxima;
- Não matar o animal e, sim; deixá-lo em observação por 10 dias, para que se possa identificar qualquer sinal indicativo de Raiva;
- Se o animal adoecer, morrer, desaparecer ou mudar de comportamento, voltar imediatamente à Unidade de Saúde;
- Nunca interromper o tratamento preventivo sem ordens médicas.
Lembre- se que a única forma de proteger os animais de estimação contra a raiva é vacinando-os!
Outras dúvidas podem ser sanadas diretamente com o Setor de Zoonoses através do (15) 3288-4110 ou pessoalmente no Centro Integrado de Saúde, na Rua da Fazendinha, 333 – Centro.
