Cultura - Quinta-feira, 11 de Maio de 2017

Teatro Municipal recebe o VII “EmCena: Encontro de Coral”

Integrantes do Centro de Convivência do Idoso do CRAS Cidade das Rosas, a presidente do Fundo Social e gestora da Assistência Social Melissa Sanson, a Coordenadora do CRAS Cidade das Rosas Roseli Viléla e a população em geral prestigiaram o VII “EmCena: Encontro de Coral”, apresentação do projeto Guri dos polos da região de Itapetininga.

O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira, no Teatro Municipal de Cerquilho e contou com a participação de 320 alunos de oito polos diferentes: Cerquilho, Tietê, Guareí, Itapetininga, Conchas, Salto, Itu, Capela do Alto.

Cada polo teve cerca de 20 minutos para se apresentar e um dos integrantes deu um depoimento sobre a experiência vivida nesse encontro. Ao fim do espetáculo, todos os alunos cantaram juntos a música “Carinhoso”, uma homenagem ao aniversário de 120 anos de nascimento do cantor Pixinguinha e aos 100 anos da música.

O EmCena visa promover a integração social e musical entre os alunos e educadores do Projeto Guri, proporcionar a troca de experiências musicais e pedagógicas entre os polos e contribuir para a formação continuada dos alunos. Este ano, o tema do EmCena será "Cantamos juntos por um novo mundo".

A sugestão extra-musical é que os alunos levem ao evento reflexões sobre o que precisamos fazer para melhorar o mundo: serão confeccionados cartazes com essas reflexões e eles serão expostos durante o evento. Além disso, um aluno de cada Polo apresentará um depoimento sobre o que mudou em sua vida quando começou a cantar em coro.

As propostas musicais são voltadas à criatividade e ao trabalho em equipe, pois, neste EmCena, cada Polo apresentará uma composição criada e ensaiada pelos próprios alunos especialmente para este dia. Além da composição, os Polos poderão apresentar mais duas músicas: uma a capela e uma com o acompanhamento de ao menos um aluno de instrumento.

Os EmCena revelam-se como excelentes oportunidades de desenvolvimento: desenvolvimento artístico-pedagógico quando os alunos quando estão no palco, e desenvolvimento do espírito crítico e habilidades de apreciação quando os alunos estão na plateia.