Desenvolvimento Econômico - Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017

Cerquilho está entre as cidades que podem receber Polo da Univesp

Prefeito assinou o protocolo de intenções para instalar na cidade a Universidade Virtual do Estado de São Paulo

O prefeito Aldo Sanson, a vereadora Dani Peev e o secretário do trabalho e desenvolvimento econômico Amilton Lourenço, participaram, na última quinta-feira (17), do evento que reuniu prefeitos e demais autoridades de 25 municípios paulistas para formalizar o pedido de implantação de um Polo da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). No encontro, em que o prefeito Aldo assinou o protocolo de intenções para instalação da Universidade, também contou com a presença do diretor da Univesp, Ricardo Bocalon.

Os cursos de graduação oferecidos pela Univesp são pedagogia, licenciatura em matemática, engenharia de produção e engenharia da computação. Para o próximo ano também serão implantados os cursos de tecnologia em gestão pública e tecnologia em jogos virtuais.

Os municípios que demonstraram interesse em ter a universidade pública virtual foram: Americana, Santa Bárbara d´Oeste, Nova Odessa, Hortolândia, Sumaré, Limeira, Artur Nogueira, Cosmópolis, Iracemápolis, Cordeirópolis, Leme, Rio Claro, Rio das Pedras, Cerquilho, Tatuí, Tietê, Iperó, Araçoiaba da Serra, Conchas, Charqueada, São Pedro, Jaguariúna, Casa Branca, Santa Cruz das Palmeiras e Espírito Santo do Pinhal.

Ricardo Bocalon agradeceu a iniciativa do deputado Chico Sardelli em reunir os municípios da região para receber a carta de intenção e esclarecer as dúvidas dos gestores públicos. A contrapartida da Prefeitura será oferecer sala de aula com 50 computadores, ou duas salas com 25 computadores cada, e um professor efetivo para coordenar o polo.

Os professores dos cursos são da USP, Unicamp, Unesp e Centro Paula Souza. Serão oferecidas 50 vagas para cada curso, com aulas presenciais a cada 15 dias. Mas o polo funcionará de segunda à sexta-feira, no período noturno, para que os alunos possam estudar, fazer pesquisas e exercícios, caso não tenham condições de fazer em casa.

“Será um divisor de águas para Cerquilho que ainda não conta com uma instituição de ensino superior. Se tudo correr bem, no início do próximo ano estaremos realizando o primeiro vestibular da Univesp para 200 vagas. É uma conquista muito importante e contempla um compromisso assumido durante o período de campanha eleitoral”, enfatiza o prefeito Aldo Sanson.

Já o deputado Chico Sardelli ressaltou: “Meu papel como deputado é diminuir a distância entre o governo e as cidades. Hoje trazemos uma boa notícia para os prefeitos, vereadores e secretários municipais, que é a possibilidade de ter uma universidade gratuita, com baixo custo, pois é o governo quem mantém todo o funcionamento. Os alunos também só pagam a taxa para prestar o vestibular e a realização do curso de graduação, de alto nível e qualidade, é totalmente gratuita”.

O plano do governo Estadual é levar a universidade pública para os municípios menores, abrindo mais 100 polos em 2018. O chamamento público para as cidades confirmarem seu interesse deve acontecer no início de outubro. O próximo vestibular será em janeiro, para início das aulas em fevereiro.

“Esse projeto do governo do Estado é inovador e vai revolucionar a história do ensino superior no Brasil. Acabamos de gerar mais 16 mil vagas, começando agora em agosto, e para 2018 serão 30 mil vagas e mais 15 mil vagas no segundo semestre, somando mais de 60 mil vagas”, afirmou o diretor da Univesp, Ricardo Bocalon.