Segurança Pública e Trânsito - Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017

Proerd em Cerquilho forma 457 alunos

O Proerd agradece e parabeniza a presença e dedicação de todos os envolvidos

No dia 19 de outubro foi realizada a 17ª Formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – o Proerd, a qual graduou um total de 457 alunos do quinto ano da Rede Municipal de Educação em Cerquilho, no Ginásio de Esportes Mário Pilon.

O Proerd é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e hoje é adotado em todo o país.

O programa tem dez encontros semanais com duração de 45 minutos a uma hora, nos quais são transmitidos conhecimentos por intermédio do livro do estudante fornecido pelo Governo do Estado. O objetivo é prevenir o uso e abuso de drogas através da orientação e conscientização dos efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas ou ilícitas. Em Cerquilho, o instrutor do Proerd é o Cabo Ricardo Teixeira da Polícia Militar.

Cada escola participante teve um aluno, que mostrou destaque em suas ações, selecionado para representar a unidade. Na EMEF Profª Lázara Augusta Cardia Sabatini, a aluna Ana Paula de Oliveira Farias recebeu medalha e certificado em nome de todos os estudantes.

Na EMEF Profª Marina Bordenalle Pilotto Gaiotto, Antonio Carlos Assunção Martins representou os colegas, já na EMEF Padre Júlio Prestes Holtz, Letícia Vitória Arantes Soman foi a aluna escolhida. Na EMEF Profª Yolanda Biagioni Camargo, a Ketlyn Nicolli dos Santos foi a estudante selecionada na escola.

Leonardo Antônio Silva Cruciak representou os colegas da EMEF Luigi Luvizotto; o Alexandre Montoro Temporim foi o escolhido na EMEF Profª Lavínia Rodrigues Sanson e, por fim, a EMEF Luiza (Eliza) Gaiotto Corradi teve a aluna Laura Letícia Ortolani selecionada.

Antes de realizarem o juramente, o Cabo Ricardo Teixeira convidou a Ketlyn Nicolli dos Santos, da EMEF Profª Yolanda, para voltar a frente e leu para todos sua belíssima e premiada redação.

Na sequência, foi feito o Juramento dos Alunos: “Eu, aluno Proerd, prometo aos meus pais, aos meus professores, às autoridades e a comunidade presente ficar longe das drogas e não praticar a violência. Vida o Proerd”.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Aldo Sanson, do vice-prefeito e Chefe de Gabinete Germano Reis, do secretário de administração Bruno Bonelli, secretário da educação e cultura Waldevino Grisotto, o comandante da 4ª Companhia Capitão Giancarlo, o comandante do 1º Pelotão da Polícia Militar de Cerquilho 2º Sargento André Luiz Escrivano, o comandante da Guarda Municipal de Cerquilho Inspetor John Veloso, da vereadora Cleusa Belino, do presidente do Conselho Municipal de Educação Elsio Marcelino de Souza e dos pais e amigos dos formandos.

O Proerd agradece e parabeniza a presença e dedicação de todos os envolvidos, em especial, os patrocinadores que permitiram o sorteio de brindes aos formando: Moretti Automóveis, Emílio Celulares, Puma Segurança, Kojak Segurança, Quase Tudo Variedade, Sama Presentes, Equilibrium CTAM Academia, Imobiliária Silveira, Sicredi, Conveniência Auto Mais, Coocerqui, Salgadinhos Pepe Legal.