Matérias Especiais - Terça-feira, 31 de Outubro de 2017

Recadastramento biométrico obrigatório em Cerquilho

Os eleitores cerquilhenses tem até o dia 09 de maio de 2018 para cadastrarem a digital

Recadastramento biométrico obrigatório em Cerquilho

Devido ao alto número de dúvidas a respeito do recadastramento biométrico, o Cartório Eleitoral de Cerquilho esclarece abaixo os principais questionamentos.

Lembrando que Cerquilho é um dos 79 municípios do estado de São Paulo que deve cumprir a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo e ter a identificação biométrica de seus mais de 32 mil eleitores.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o objetivo é que, em 2022, todos os brasileiros votem com o novo sistema de leitura de digitais.

01 - O que é o recadastramento biométrico?

É um procedimento técnico da Justiça Eleitoral supervisionado pelo TSE, obrigatório de comparecimento e tem o objetivo de revisar e atualizar os dados de todos os eleitores do país.

02 - Qual a quantidade de eleitores já recadastrados em Cerquilho e quantos faltam ser recadastrados?

Até agora temos 16.304 eleitores recadastrados e faltam se recadastrar 16.449 eleitores, ou seja, até o momento foram recadastrados 49,7% do eleitorado do município de Cerquilho, que totaliza 32.753 eleitores aptos.

03 - O que acontece se o eleitor não comparecer no prazo determinado?

Quem não comparecer ao Cartório Eleitoral e se recadastrar até dia 09/05/2018 terá o título de eleitor cancelado, não conseguirá votar já nas próximas eleições, ficará sem quitação eleitoral, não conseguirá tirar passaporte, gerará pendências em seu CPF, não conseguirá fazer matrícula em faculdade, não terá acesso a benefícios públicos e os que já os recebem estarão passíveis de perda.

04 - Qual o endereço do Cartório Eleitoral de Cerquilho, qual horário de atendimento e como proceder para agendar horário?

Rua Nossa Senhora Aparecida, 167 no Centro, o horário de atendimento ao eleitor é das 12h às 18h de segunda a sexta-feira. O agendamento de horário pode ser feito pelo site do TRE/SP, ou seja, www.tre-sp.jus.br, pessoalmente no cartório ou pelo telefone 3284-5458; se o eleitor optar por agendamento telefônico, é necessário que esteja com o título de eleitor em mãos.

05 - Quais os documentos que devem ser levados para efetuar o recadastramento?
    Os documentos necessários para efetuar o procedimento são RG, CPF, comprovante de endereço e título de eleitor para quem já for eleitor. Para pessoas que tiveram alteração de nome, é necessário apresentar documento atualizado com alteração de dados, como exemplo certidão de casamento ou com averbação.

Observações importantes:

1 - É fundamental que os eleitores que deixaram de votar ou de justificar em alguma eleição, compareçam ao Cartório Eleitoral para regularizar a situação, pois podem estar com a inscrição cancelada ou extinta; o valor a ser recolhido por turno pendente é de R$ 3,51 e é importante ressaltar que cada eleição pode ter um ou dois turnos.

2 – Importante informar ao eleitor que nos dias 01 e 02 de novembro, o cartório estará fechado devido ao feriado. O Cartório Eleitoral atenderá no dia 03/11/2017, sexta-feira próxima, das 12h às 18h por meio de senha, sem precisar agendar.

3 – Vale informar também que no período de 07 a 10 de novembro de 2017, vamos atender através de senha devido indisponibilidade da agenda para essa semana; não prejudicando os eleitores já agendados. A partir do dia 13/11/2017, voltaremos atender somente através de agendamento.