Cerquilho, quarta-feira, 05 de outubro de 2022 Telefone (15) 3384-9111

Instável

Segurança Pública e Trânsito - Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Defesa Civil de Cerquilho inicia Operação Verão

Confira na matéria as orientações de segurança em casos de chuvas forte e enchentes

Defesa Civil de Cerquilho inicia Operação Verão

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) lançou, no dia 1º de dezembro, a Operação Verão 2017/2018, com o objetivo primordial de preservar vidas e também de reduzir danos materiais.

A ação, que se estende inicialmente até o dia 31 de março do próximo ano, reúne ações de diferentes órgãos dos governos estadual e municipais. A Defesa Civil de Cerquilho participa da campanha e orienta a todos para que tomem os cuidados necessários durante o período de fortes chuvas, atendando sempre para o cenário ao seu redor:

• Em caso de locais com possibilidade de escorregamento de terra, deve-se evitar cortes e aterros nas encostas, não construir próximo ao barranco, quanto maior a distância, maior a segurança, não jogar lixo nas encostas, pois acumula água e quando molhado o solo fica pesado, ocasionando o deslizamento. Quando está se movimentando, o solo dá sinais de perigo como, por exemplo: árvores, postes ou muros inclinados, rachaduras ou trincas e barrigas no terreno.
  • Em locais sujeitos a inundação deve-se ter sempre, antes da chuva, um lugar previsto e seguro, onde você e sua família possam se alojar, aparelhos elétricos devem estar desconectados para evitar curtos-circuitos, retire todo o lixo e o leve para áreas não sujeitas a inundações. Durante a inundação, deve-se evitar o contato com as águas de enchentes, pois elas estão contaminadas e podem provocar doenças, deve-se ainda evitar transitar durante as chuvas, esperando as águas baixarem e o caminho ficar mais seguro. Nunca tente atravessar de um lugar para outro durante as enxurradas.
  • Em caso de tempestade com raios, se estiver fora de casa, abrigue-se em um edifício ou em alguma instalação subterrânea, evite lugares abertos, como estacionamentos, praias, campos de futebol, se estiver no mar, rio, lago ou piscina, saia imediatamente, mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, quiosques, caixas d’água, afaste-se de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas, cercas de arame, evite soltar pipas e não carregue objetos, como canos e varas de pesca, evite andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo.
  • Se estiver em casa, afaste-se de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como televisores, geladeiras e fogões. Evite utilizar o telefone (a menos que seja sem fio ou celular), afaste-se de janelas, tomadas, torneiras, canos elétricos e evite tomar banho.

A Defesa Civil é um departamento conjugado com as demais secretarias municipais e responsável por ações preventivas, de socorro assistenciais e recuperativas destinadas a minimizar seus impactos a população e bem como reestabelecer a normalidade social.

Fique atento e entre em contato com a Defesa Civil e Guarda Civil Municipal através dos telefones: 199, 3384-4037, 3384-2931 ou através do Corpo de Bombeiros (15) 3282-2270 e Policia Militar pelo 190.

Portal atualizado em: 04/10/2022 17:05:43