Cerquilho, terça-feira, 29 de novembro de 2022 Telefone (15) 3384-9111

Projeto Conhecer para Proteger - Terça-feira, 15 de Maio de 2018

Carcará

Vamos protegê-lo!

A sexta espécie a ser divulgada no Projeto Conhecer para Proteger é o CARCARÁ. A foto foi tirada nas proximidades do bairro Capuava por Dayane Tirabassi.

Carcará é uma espécie de ave de rapina e não é taxonomicamente uma água, mas sim um parente distante dos falcões. A espécie ficou conhecida no Brasil através da canção Carcará composto por João do Valle e José Candido, que era interpretada por Maria Bethânia.

Vamos conhecê-lo e protegê-lo:

• Nome popular: Carcará, Caracará ou Carrancho
  • Nome científico:Caracara plancus
  • Características:Mede cerca de 56 cm de comprimento e até 123 de envergadura com peso médio de 834 g (macho) e 953 g (fêmea). É facilmente reconhecido por possuir uma espécie de solidéu preto sobre a cabeça, assim como bico adunco e alto.
  • Distribuição geográfica e habitat: Possui distribuição geográfica ampla e neotropical ocupando uma variedade de ecossistemas (campos abertos, cerrados, bordas de matas e área urbana). No Brasil, sua maior população se encontra no sudeste e nordeste do país. É tanto visto sozinho como em bandos.
  • Alimentação: É uma espécie onívora e bastante oportunista. Alimenta-se desde invertebrados, peixes, cobras até animais mortos.
  • Reprodução: Constrói ninho com galhos e folhas em árvores. A fêmea coloca de 2 a 3 ovos. Normalmente o casal cria somente um filhote por temporada.
  • Estado de conservação: Não é uma espécie ameaçada de extinção.

Versão do sistema: 2.0.0 - 25/11/2022

Portal atualizado em: 29/11/2022 14:10:06