Cerquilho, segunda-feira, 08 de agosto de 2022 Telefone (15) 3384-9111

Matérias Especiais - Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019

Cerquilhense de coração, Pastor Ronny Clayton apresenta exposição "Olhares Moçambicanos - O que você vê?" na Alesp

O povo de Moçambique, país da África Oriental, teve seus olhares em destaque na nova exposição recebida pela Alesp. A mostra "Olhares Moçambicanos - O que você vê?", do pastor e fotógrafo Ronny Clayton, traz ao espaço Villas Boas 50 fotos que mostram a nação sob um olhar diferente daquele retratado pela mídia.

Além das fotos autorais de Ronny Clayton, também participam da mostra os fotógrafos Eulinda Novais, Evelyn Barbisan, Marcelo Barbisan, Neyton Chocolate e Samey Pontes. As fotografias revelam retratos de pessoas de várias idades em diferentes contextos. Cada foto direciona o olhar do espectador para o olhar do fotografado, estabelecendo um vínculo entre eles.

Ronny Clayton visitou Moçambique pela primeira vez em 2010 e, desde então, retornou outras vezes ao país. De lá até 2019, foram sete visitas ao território moçambicano. O fotógrafo explicou o porquê de começar a fotografar o povo do país. "Quando retornei da minha primeira viagem, comecei a perceber que as pessoas não conheciam nada sobre a África. E não era somente não conhecer, como também ter uma visão muito distorcida a respeito", explicou.

"Quando mostro as minhas fotos, o meu objetivo é exibir a beleza das pessoas. Eu foquei em retratos que mostram o rosto e o olhar de cada uma. A ideia é que as pessoas não somente observem, mas também sintam. Quero mostrar uma África que ninguém mostra, e que, portanto, ninguém vê.", concluiu Clayton.

A exposição aconteceu de 29 de outubro a 8 de novembro e contou com o apoio da deputada Janaína Paschoal.

*Informações e fotos: http://https://www.al.sp.gov.br/noticia/?01/11/2019/exposicao-retrata-a-diversidade-encontrada-em-olhares-mocambicanos

Portal atualizado em: 05/08/2022 16:49:54