Orientações Covid-19 - Sábado, 18 de Abril de 2020

Saiba como utilizar e higienizar corretamente máscaras de tecido

Leia atentamente as orientações sobre uso e confecção das máscaras caseiras

Saiba como utilizar e higienizar corretamente máscaras de tecido

No começo deste mês, o Ministério da Saúde orientou e recomendou o uso de máscaras de tecido por toda a população para ajudar no enfrentamento à disseminação do Covid-19 em todo o país.
   Além de eficiente, é um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus no Brasil, protegendo você e outras pessoas ao seu redor.
   No entanto, para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações na produção, como ter pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face. E ser feita com tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente.

Entenda como deve ser o uso:
• deve ser utilizada sempre que precisar realmente sair de casa.
• antes de usá-la, lave as mãos com água e sabonete ou use álcool a 70%
• é de uso individual, não compartilhe com NINGUÉM!
• na família, cada um tem que ter a sua própria máscara.
• não deve ser tocada durante o uso.
• deve cobrir totalmente boca e nariz (sem deixar espaços nas laterais).
• pode ser usada por cerca de 2 horas
• troque por outra máscara de tecido após 2 horas de uso ou sempre que tiver úmida, com sujeira aparente ou danificada
• guarde a máscara usada em um saco plástico ou recipiente

Chegando em casa:
• higienize as mãos com água e sabão
• retire a máscara pelo elástico ao redor das orelhas, sem tocar na parte da frente da mesma.
• coloque para lavar
• higienize novamente as mãos com água e sabão

Como lavar a máscara de tecido?
• coloque de molho, em um recipiente com 10ml de água sanitária (2 a 2,5%) em meio litro de água (500ml) por 30 minutos
• enxague em água corrente
• lave com água e sabão
• enxague
• seque
• passe com ferro quente
• guarde em um saco plástico limpo ou recipiente fechado

IMPORTANTÍSSIMO! Mesmo usando máscara:
• mantenha distância de mais de um metro de outra pessoa.
• Higienize sempre as mãos
• ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com cotovelo dobrado ou lenço de papel (descartando imediatamente) e lave as mãos
• evite tocar nos olhos, boca e nariz
• limpe frequentemente mesas, maçanetas, interruptores de luz, bancadas,  telefones, teclados, banheiros, torneiras, pias, etc.
• siga as normas do Ministério da Saúde divulgadas no site: coronavirus.saude.gov.br

ORIENTAÇÕES PARA QUEM FOR CONFECCIONAR MÁSCARAS
   A Anvisa publicou no começo de abril, um material com orientações sobre a confecção e o uso de máscaras caseiras ou artesanais, feitas com tecido. O objetivo é estimular a população a buscar uma solução de baixo custo e de mais fácil acesso para reforçar a proteção contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2).

ACESSE A NORMA TÉCNICA DE FABRICAÇÃO DE MÁSCARA NA ÍNTEGRA ATRAVÉS DO LINK: http://portal.anvisa.gov.br/documents/219201/4340788/NT+M%C3%A1scaras.pdf/bf430184-8550-42cb-a975-1d5e1c5a10f7

A medida visa também evitar que as pessoas comprem máscaras profissionais e, com isso, desabasteçam os serviços de saúde e hospitais onde médicos, enfermeiros, assistentes e atendentes lidam, na linha de frente, com pacientes com Covid-19.
   No material há informações sobre que tipo de tecido pode ser usado, quais são os procedimentos de produção, os cuidados e a forma adequada de uso de máscara caseira ou artesanal. Além disso, há advertências sobre a manejo e dicas de limpeza e descarte, bem como outras medidas preventivas contra o novo coronavírus.
   De acordo com a Anvisa, qualquer um pode fazer uso de máscaras de uso não profissional, inclusive crianças e pessoas debilitadas, desde que respeitadas algumas regras básicas. Algumas delas são não compartilhar as máscaras e adotar medidas de higiene e de limpeza da máscara, além do descarte adequado.

Algodão
   A máscara deve ser feita nas medidas corretas para cobrir totalmente a boca e o nariz, sem deixar espaços nas laterais. Deve ser confeccionada com tecido confortável e adaptar-se bem ao rosto, para evitar sua recolocação toda hora.
   Para a confecção da máscara, são recomendados tecidos 100% algodão ou cotton. Também pode ser utilizado o "tecido não tecido" (TNT), feito de material sintético, desde que o fabricante garanta que o produto não causa alergia e seja adequado para uso humano. Devem ser evitados os materiais que possam irritar a pele, como poliéster puro e outros tecidos sintéticos.

Cuidados
   As máscaras podem ser feitas em casa, mas também podem ser adquiridas no comércio ou diretamente de artesãos. É importante lembrar que seu uso é por um período de poucas horas, em situações de saída da residência, e sempre se respeitando a distância entre as pessoas. Além disso, não devem ser manipuladas enquanto a pessoa estiver na rua e, antes de serem retiradas, deve-se lavar as mãos.

Sobre o vírus
   O coronavírus pode ser espalhado por gotículas suspensas no ar quando pessoas infectadas conversam, tossem ou espirram. Essas gotículas podem ter sua formação diminuída pelo uso de máscaras não profissionais.