Orientações Covid-19 - Segunda-feira, 08 de Junho de 2020

Banco do Povo auxilia 59 pequenos empresários durante a Pandemia, em Cerquilho

Banco do Povo auxilia 59 pequenos empresários durante a Pandemia, em Cerquilho

Desde a abertura de crédito facilitado durante a Pandemia do novo Coronavírus, o Banco do Povo de Cerquilho já consolidou empréstimos a 59 pequenos empresários, produtores rurais, microempreendedores individuais, trabalhadores autônomos formais e informais, liberando o equivalente a R$ 800.946,11.

Pela linha de crédito especial, a taxa de juros é de 0,35% ao mês, um dos mais baixos de todo o mercado para empresas, com carência de até 90 dias para realizar o primeiro pagamento e prazo de até 36 meses para quitação.

Os valores do crédito variam de R$ 200 a R$ 20 mil, tanto para empreendedores informais (pessoas físicas) como para empresas com CNPJ, como MEIs, MEs e EPPs. As taxas são pré-fixadas, com o mesmo valor para todas as parcelas no ato da contratação. Para quem não tem avalista, o crédito tem limite de até R$ 3 mil.

Para solicitar o empréstimo, basta o empreendedor estar portando os seguintes documentos: contrato social, cartão do CNPJ, cartões de inscrição municipal e estadual, RG e CPF do cliente e dos demais sócios (se houver), comprovante de endereço e cartão da conta ou extrato.

O Banco do Povo é uma iniciativa do Governo do Estado para fomentar o microcrédito produtivo em parceria com as prefeituras. Tem objetivo de prover linhas de financiamentos para empreendedores, associações e cooperativas que se dediquem a alguma atividade produtiva. Os créditos são de capital de giro, pagamentos de contas (durante a Pandemia) e de investimento fixo.

O solicitante deve justificar os investimentos, e todo o valor deve ser direcionado a necessidades do empreendimento, tais como, melhorias estruturais, móveis, equipamentos, ferramentas, matéria-prima, aluguel, contas de consumo (água, luz, telefone), entre outros.

A agência do Banco do Povo Paulista de Cerquilho fica na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, na antiga Estação Ferroviária, no Centro. O telefone é 3384-4506.

“É muito satisfatório ver que quase 60 pequenas empresas locais conseguiram esses empréstimos, com uma taxa de juros bem abaixo do mercado. Para muitos, esse dinheiro pode significar a manutenção da saúde financeira dos negócios neste momento crítico”, avalia o prefeito Aldo Sanson.

Das 59 pequenas empresas que já conseguiram o empréstimo, 21 irão aplicar o dinheiro em pagamento de dívidas, outras 21 em investimentos e 17 para capital de giro.